top of page
Buscar
  • Foto do escritorTiãozinho Safrater

Voluntariado em TRANSFORMAÇÃO

Voluntariado


O trabalho voluntário surgiu como forma da sociedade civil exercer uma cidadania ativa, contribuindo para o bem comum e interesses coletivos. Porém, a cultura do voluntariado não é estática, reinventa-se de acordo com necessidades e valores da época.


A pandemia da Covid-19 é um exemplo: as ações voluntárias se intensificaram e se voltaram a questões emergenciais, como a mobilização para doar alimentos e produtos de higiene.


Antes da crise do coronavírus, porém, o trabalho voluntário estava em baixa no Brasil.


Em 2019, foi realizado por 6,9 milhões de pessoas no País, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua). No ano anterior, eram 7,2 milhões.


O número atual representa apenas 4% da população, o que é baixo em comparação a outros países. Nos Estados Unidos, por exemplo, mais de 30% da população se dedica ao voluntariado.


Mas há sinais de mudança no ar. Segundo relatório da plataforma Atados, que conecta pessoas interessadas em trabalho voluntário a vagas em organizações, nos três primeiros meses da pandemia, os números de inscritos para trabalho voluntário cresceram 43%, se comparado ao mesmo período de 2019.


EMPRESAS E SOCIEDADE CIVIL


Por meio de projetos de responsabilidade social, empresas também tendem a abraçar cada vez mais a cultura do voluntariado.


A prática pode ser um caminho de entrada para a empresa iniciar suas ações sociais. Ela tem essa possibilidade de mobilizar pessoas e tem recursos para investir, só precisa fazer de uma forma estratégica e dar o suporte que o voluntariado precisa.


Os caminhos para as empresas são diversos, como realizar parcerias com organizações da sociedade civil e oferecer oportunidades para seus colaboradores atuarem como voluntários.


Por muitos anos, o voluntariado corporativo foi visto com um fim em si mesmo. Nos últimos anos, no entanto, isso tem mudado. O voluntariado tem sido visto como um meio para se conseguir um impacto na sociedade, para de fato se engajar numa causa e atuar de forma mais profunda.


Quando o voluntário descobre esse potencial, começa a ir além das ações pontuais e doação, para pensar em situações mais planejadas, em médio e longo prazo.

Prestes a completar 50 anos, a Safrater é resultado do trabalho de incontáveis voluntários que já passaram por aqui. Nesse período, esse trabalho já passou de geração para geração, onde pessoas que foram beneficiadas acabam por trabalhar como voluntárias, crescem, têm filhos e esses também seguem o mesmo caminho pois tem a vivência do valor que a Safrater tem na transformação das pessoas por meio de oportunidades, e todo o programa baseado no SER INTEGRAL, que começa na gestação no GRUPO DE GESTANTES, continua na CRECHE, passando pelo NÚCLEO e segue até o CETECC.


A JORNADA 50 ANOS SAFRATER, que ganhou essa edição especial, abre diversas oportunidades para o trabalho voluntário. Mais do que isso, convoca para uma reflexão sobre o nosso papel social, afinal todo mundo faz parte da sociedade, então todo mundo tem que lutar para transformá-la. Se eu sou parte das questões que meu país está enfrentando, eu tenho que ser parte da solução. Muitas das vagas para o voluntariado na Safrater podem ser exercidas de forma remota, basta organizar um tempo para se dedicar de casa mesmo. Outras atividades que demandam estar no presencial podem ser articuladas para dias e horários de acordo com as possibilidades de cada interessado.


Saiba mais acessando o link abaixo e comece agora a ser protagonista das transformações sociais que urgem ao mundo no século XXI.



Se você é um profissional das seguintes áreas e despertou para a importância do trabalho voluntário presencial ou em home office, clique no quadro azul e transforme vidas!


Educação/Cultura/ Lazer

Tecnologia da informação

Advogado tributarista

Psicólogos

Dentistas

Assistentes sociais

Design gráfico e midia digital

Analista de marketing digital

Comunicação social

Fonoaudiólogos

Engenheiro civil

Engenheiro ou técnico de manutenção.


ENTRE EM CONTATO PARA SABER MAIS SOBRE VAGAS EM OUTRAS ÁREAS.



Contatos Diretoria de Voluntários

E-mail: dirtravol@safrater.org.br

WhatsApp: (11) 97103-1050


7 visualizações0 comentário
bottom of page