top of page

Missão

 

Promoção de programas sócio-educativos visando o acolhimento e o desenvolvimento do Ser Integral e da família, tendo como base primordial o conhecimento transformador, oferecendo meios e oportunidades para sua autonomia, e capacitação para o exercício pleno da cidadania e da fraternidade.

 

Visão

 

Ser reconhecida nas comunidades em que atua e na sociedade como agente capacitador e transformador dos indivíduos e das famílias, por intermédio do trabalho sócio-educativo.

 

 

Valores

                                                                                                                   

Ética

Livre pensar

Humildade

Transparência

Solidariedade

Comprometimento

Responsabilidade socioambiental

Gestão Participativa e Compartilhada

Respeito ao Ser Integral em sua diversidade

                                                                                                                                       

A Sociedade de Amparo Fraterno Casa do Caminho -SAFRATER, é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, constituída em 1972, CNPJ 43.897.560/0001-01, com sede e foro no Município de São Paulo, à Rua Estado de Israel nº 59, Vila Clementino – SP – CEP 04022-000, com prazo indeterminado de duração.

A SAFRATER

 

Atua há 5 décadas na região de Americanópolis, Jabaquara,

através de obras voltadas a Educação, Assistência e Promoção Social:

CEI  TIÃOZINHO (Creche Tiãozinho)

 

Atende em período integral, oferecendo proteção e atendimento pedagógico para 250 crianças, sendo:

bebês de 4 meses à 2 anos;

crianças de 2 à 4 anos.

 

 

CCA TIÃOZINHO (Núcleo Tiãozinho)

 

Atende em contraturno, 392 jovens em idade escolar (6 à 14 anos), com atividades de esporte, lazer, cultura, apoio educacional e inclusão digital.

75  jovens e adultos no MOVA Tiãozinho (Movimento de Alfabetização, em parceria

com a Secretaria de Educação de São Paulo).

CETECC (Centro Técnico Casa do Caminho)

 

Atende jovens (à partir dos 14 anos) e adultos visando a proteção social através de formação profissional em conjunto com ações de fortalecimento do vínculo familiar e comunitários, para propiciar a autonomia, protagonismo e formação cidadã. Atualmente atendemos:

247 alunos no Centro de Desenvolvimento Social e

Produtivo para Adolescentes, Jovens e Adultos (CEDESP);

660 alunos nos cursos livres;

123 alunos no Centro de Apoio à Juventude;

44 alunos no Programa Jovem Aprendiz;

130 alunos no Curso de Formação para Cidadania.

PJA - Programa Jovem Aprendiz

Através do PJA SAFRATER, o jovem é inserido no mercado de trabalho, onde irá atuar como Profissional Aprendiz na Empresa parceira e segue participando de atividades em sala de aula no CETECC, visando o seu contínuo aperfeiçoamento.

Re:Vestir

Programa de Geração de receita e renda.

Tem como compromisso criar oportunidade de formação profissional e geração de renda para jovens e adultos, através da capacitação de profissionais para o segmento da moda e produção de vestuários.

Faz parte do Projeto Re:Vestir, o Mãos no Pano que tem como objetivo a capacitação profissional para mães e gestantes para aprenderem atividades específicas de confecção, como modelar, cortar, costurar e montar peças completas do vestuário.

Saúde e bem estar

Acompanhamento e orientação do crescimento e desenvolvimento da criança e adolescente: na área da Saúde e Bem-estar presta atendimento Odontológico preventivo e clínico para todas as crianças e adolescentes da Creche Tiãozinho, Núcleo e CETECC. Oferece atendimento de saúde mental com acompanhamento psicológico e psiquiátrico, além de palestras para os assistidos, famílias da comunidade e funcionários das três Unidades da Safrater. Controle de segurança alimentar e nutricional das cozinhas da Safrater, Consciência Alimentar e Nutricional. No berçário, atendimento de equipe multidisciplinar (médicos pediatras, fisioterapeutas, nutricionistas, e fonoaudiólogos) aos bebês da Creche Tiãozinho.

Promoção Social

São desenvolvidas várias ações educativas e sociais junto às famílias de Americanópolis e adjacências.

• GAEBEM (Apoio à colocação no Emprego);

• Orientação Jurídica;

• Clube de Mães;

• Grupo de Pais;

• Grupo de Gestantes;

• Visitadores Sociais;

• Orientação Social;

• Oficinas de Ética e Cidadania;

• Programas de orientação à saúde;

• Bazar de Usados.

Também mantemos atividades paralelas, para as mais diversas idades, buscando apoiar as famílias da comunidade. Em 2021 conseguimos atender um total de 8,6 mil pessoas da comunidade entre crianças, adultos e idosos.

 

Nossas ações, descritas em maiores detalhes, podem ser acessadas no nosso

Relatório de Atividades e Balanço Social do Exercício de 2021.

A entidade tem por missão a prática da assistência social e a promoção de indivíduos e famílias em situação de desajustamento, sem distinção alguma quanto à raça, cor, condição social, sexo, nacionalidade, profissão, convicções políticas e credo religioso. 

Nosso compromisso com a ética e transparência de todas nossas ações sociais é mantido através da publicação do nosso Balanço Patrimonial, atualizado anualmente, bem como toda alteração no nosso quadro diretivo sempre será compartilhada publicamente. 

A logomarca SAFRATER é um símbolo da nossa missão. Nela temos representados a criança/adolescente e a família que constituem o foco da entidade; estão todos de pé, sustentados sobre as próprias pernas, numa postura digna; a mão por trás representa o amparo fraterno necessário, porém discreto, com dignidade e sem assistencialismo.

 

A ênfase na educação integral confere essa visão não assistencialista, focada em preparar as pessoas para a vida, de modo que elas descubram sua própria riqueza interior, se insiram na sociedade de forma digna e em condição de igualdade, resgatando a autoestima e o autorespeito.

bottom of page