Vivências Culturais no Território do Jabaquara: Coletiva “Deixa ela Tocar”
- Tiãozinho Safrater

- 28 de jul.
- 1 min de leitura
CETECC
“Estar em uma coletiva te coloca numa frequência de motivação”.
Deise Miranda do Espaço Cultural Casa Delas.

Os usuários CEDESP receberam para uma roda de conversa, a coletiva periférica “Deixa ela tocar”, representada pelas produtoras culturais, Deise Miranda e Natalia Cruz, e a participante Marli, que desenvolvem e participam de atividades no Espaço Cultural “Casa Delas”, situada em Americanópolis Z/S, que também atendem o público dos bairros adjacentes no Jabaquara, Cidade Ademar e Vila Campestre.

As convidadas iniciaram a conversa, questionando aos usuários sobre o que é cultura? Após participações, indagaram sobre o que entendem ser território e a carga cultural dele. Apresentaram, também, o mapa da cidade de São Paulo com as divisões por distrito, número de habitantes e a quantidade de espaços culturais do território, o que gerou uma comoção e participação do grupo ao se atentarem para realidade da defasagem desses ambientes próximos a eles.
Na sequência apresentaram o material visual “Território de Luta - Carestias, Capoeiras e Feiras”, que traz depoimentos de moradores que estão no território há muito tempo e assistiram e vivenciaram o processo de desenvolvimento. Ao término, abriram espaço para os usuários apontarem suas impressões sobre o vídeo.
Por fim contaram como iniciou o “Deixa-a tocar”, por quem é feito (12 mulheres responsáveis pelo projeto), para quem e por quê. As ações de fomento, como: oficinas, vivências, mostras e debates. Além da troca de ideias sobre como trabalhar com cultura no território, desenvolvimento de talentos e a importância de frequentar os espaços de cultura do território. Atividade contou com a interação de um grupo importante de usuários, mostrando-se atentos e interessados pela pauta.










Comentários