top of page

Vivências Culturais no Território do Jabaquara: Coletiva “Deixa ela Tocar”

  • Foto do escritor: Tiãozinho Safrater
    Tiãozinho Safrater
  • 28 de jul.
  • 1 min de leitura

CETECC


“Estar em uma coletiva te coloca numa frequência de motivação”.

Deise Miranda do Espaço Cultural Casa Delas.


ree

Os usuários CEDESP receberam para uma roda de conversa, a coletiva periférica “Deixa ela tocar”, representada pelas produtoras culturais, Deise Miranda e Natalia Cruz, e a participante Marli, que desenvolvem e participam de atividades no Espaço Cultural “Casa Delas”, situada em Americanópolis Z/S, que também atendem o público dos bairros adjacentes no Jabaquara, Cidade Ademar e Vila Campestre.


ree

As convidadas iniciaram a conversa, questionando aos usuários sobre o que é cultura? Após participações, indagaram sobre o que entendem ser território e a carga cultural dele. Apresentaram, também, o mapa da cidade de São Paulo com as divisões por distrito, número de habitantes e a quantidade de espaços culturais do território, o que gerou uma comoção e participação do grupo ao se atentarem para realidade da defasagem desses ambientes próximos a eles.


Na sequência apresentaram o material visual “Território de Luta - Carestias, Capoeiras e Feiras”, que traz depoimentos de moradores que estão no território há muito tempo e assistiram e vivenciaram o processo de desenvolvimento. Ao término, abriram espaço para os usuários apontarem suas impressões sobre o vídeo.


Por fim contaram como iniciou o “Deixa-a tocar”, por quem é feito (12 mulheres responsáveis pelo projeto), para quem e por quê. As ações de fomento, como: oficinas, vivências, mostras e debates. Além da troca de ideias sobre como trabalhar com cultura no território, desenvolvimento de talentos e a importância de frequentar os espaços de cultura do território. Atividade contou com a interação de um grupo importante de usuários, mostrando-se atentos e interessados pela pauta.


 
 
 

Comentários


Sociedade de Amparo Fraterno Casa do Caminho -  SAFRATER

(11) 2537-6492 / 5084-9058 

Cel e WhatsApp

(11) 99971-7334

  • LinkedIn Safrater
  • Instagram Safrater
  • Facebook Safater
bottom of page