top of page

Um pitstop para conhecer e reconhecer os compromissos da Safrater, fortalecendo a equipe.

  • Foto do escritor: Tiãozinho Safrater
    Tiãozinho Safrater
  • há 13 minutos
  • 6 min de leitura

CETECC


ree

No último dia do mês de outubro os colaboradores de todas as unidades da Safrater se reuniram para um encontro que teve como objetivos apresentar a nova diretoria, conhecer e reconhecer os valores da Safrater, abrir um canal de diálogo com as equipes e com base em um código de conduta traçar diretrizes para a continuidade de suas atividades de forma cada vez mais eficiente.

A palavra “código de conduta”, em um primeiro momento, traz um peso rígido que remete à regras inquestionáveis. Mas afinal o que é um código de conduta e porque ele é uma importante bússola para instituições como as sociedades civis que se dedicam a projetos socioeducacionais? As responsabilidades que envolvem o trabalho com pessoas diversas e os compromissos com órgãos públicos exigem que as pessoas envolvidas nesse complexo trabalho estejam alinhadas em suas condutas, só assim os resultados serão duradouros e com credibilidade.


Um Código de Conduta é um documento formal que estabelece o conjunto de valores, princípios éticos e padrões de comportamento que todos os indivíduos de uma organização (colaboradores, voluntários, diretores, parceiros, etc.) devem seguir em suas atividades e interações.


Em essência, ele é a materialização dos valores e da cultura da organização. Ele transforma as crenças e o propósito da instituição em diretrizes práticas.


Resgatar os valores originais, entender o momento atuale mirar o futuro com ações positivas.

A Safrater é uma OSC (Organização da Sociedade Civil) que completou 53 anos em 2025. O seu início foi com um grupo pequeno de pessoas corajosas, dedicadas e munidas do compromisso de ajudar o próximo, com poucos recursos mais muita determinação e amor. Já contamos aqui nas páginas do Tiãozinho News a trajetória da Safrater repelta de superações, inúmeras pessoas inesquecíveis que foram determinantes para que a Safrater hoje seja o que é e siga transformado vidas das pessoas das comunidades onte atua e também de quem está no dia a dia em cada setor da OSC. Em meio século muitas coisas mudaram, a estrutura da Safrater cresceu e foi precisando cada vez mais de uma gestão mais robusta para que as engrenagens pudesse funcionar, todos os convênios conquistados, as regras para poder receber os benefícios, as adequações estruturais e oraganizacionais foram cada vez mais sendo estruturadas e principalmente os investimentos no capital humano. Cada vez mais a escolha dos voluntários que estão a frente da gestão da Safrater foi no sentido de ter profissionais especilizados em cada área, assim era possível atender as demandas que hoje são muitas e exigem modernização em todos os seus processos.


Todas as mudanças que foram acontecendo ao longo desses anos, e em especial nos últimos 5 anos, exigiram que a Safrater acelerasse seus processos de modernização, entendendo suas limitações mas principalmente mantendo aqueles valores que fizeram da OSC o que ela é hoje, sem perder a sua essência.


Para poder equilibrar essa balança, a nova diretoria, com a ajuda de integrantes veteranos da Safrater, estão buscando unir a modernidade com aqueles mesmos valores presentes nos seus fundadores, para isso precisaram revisitar um pouco de sua história e seus objetivos primordiais.


MISSÃO, VISÃO E VALORES

Uma das primeiras lições para essa diretoria foi apresentar para novos e reapresentar para os veteranos o tripé que move as instituições, esse entendimento era fundamental para construir um código de conduta coerente com aquilo que todos buscam para a Safrater.


ree

MISSÃO

Promoção de programas sócioeducacionais visando o acolhimento e o desenvolvimento do Ser Integral e da família, tendo como base primordial o conhecimento transformador, oferecendo meios e oportunidades para sua autonomia, e capacitação para o exercício pleno da cidadania e da fraternidade.



ree

VISÃO

Ser reconhecida nas comunidades em que atua e na sociedade como agente capacitador e transformador dos indivíduos e das famílias, por intermédio do trabalho sócioeducacional.




ree

VALORES

  • Ética;

  • Livre pensar;

  • Humildade;

  • Transparência;

  • Solidariedade;

  • Comprometimento;

  • Responsabilidade socioambiental;

  • Gestão Participativa e Compartilhada;

  • Respeito ao Ser Integral em sua diversidade.


No turbilhão da vida nos afastamos de nossa essência, é preciso encontrar tempo no escasso tempo.

ree

O turbilhão das necessidades diárias acaba por não encontrar tempo para que novos colaboradores e voluntários tenham uma imersão adequada nesses valores tão essênciais, e também àqueles que já estão no fluxo de trabalho são sugados pelo mesmo turbilhão e acabam se descolando dessas premissas. Essa situação foi identificada e já tem sido sanada com a promoção de visitas por parte dos novos diretores nas unidades da Safrater. No mês de setembro, como noticiamos aqui, foi organizada uma visita que reuniu membros da nova diretoria e fundadores da Safrater, foi muito emocionante e simbólico ver esse encontro de gerações conhecendo e reconhecendo os trabalhos que são desenvolvidos na creche, unidade mais antiga, até o SASF, unidade recém inaugurada que tem como objetivo atender cerca de 1000 famílias no território.


ree

A DINÂMICA DO ENCONTRO


O auditório do CETECC foi preparado para receber os colaboradores da Safrater, ao menos 100 pessoas estiveram presentes. Sergio Camorcio, Durval dos Santos Clemente e Camila Franjotti foram os anfitriões representantes da diretoria da Safrater. Durval fez uma breve apresentação e exibiu um vídeo da Safrater em seguida Sergio fez um questionamento para o público exibindo 4 imagens de modalidades esportivas: judô, futebol, tênis de mesa e Fórmula 1 e perguntando com qual esporte você identifica o nosso trabalho? A maioria respondeu que era com a Fórmula 1. Essa resposta foi o fio condutor que traçou comparações com o trabalho dos colaboradores da Safrater e as equipes desse esporte que tem que trabalhar em conjunto, de forma harmônica e eficiente para que os resultados sejam os melhores. Muitas pessoas de diversas áreas que devem se complementar, umas dependem do trabalho eficiente das outras para que cada etapa desse processo entregue os resultados esperados, é um conjunto de ações que precisam ser interligadas de forma sincronizada e por vezes a falha de um compromete o trabalho de todos.


Os colaboradores participaram efetivamente trazendo seus pontos de vista e acendendo pontos importantes para as discussões, o evento por si só foi um canal de escuta aberto.
Os colaboradores participaram efetivamente trazendo seus pontos de vista e acendendo pontos importantes para as discussões, o evento por si só foi um canal de escuta aberto.

Neste contexo, para a Safrater, enquanto Organização da Sociedade Civil, que tem como missão garantir o exercício pleno da cidadania e da fraternidade para as pessoas das comunidades onde atua, é imprecindível que o comprometimento e a responsabilidade sejam habilidades de seus colaboradores e voluntários.






No nosso DNA também tem o cuidar de quem cuida

Quem sempre fez e faz a Safrater ser reconhecida por sua atuação são pessoas, centenas de pessoas que trazem consigo suas bagagens culturais, habilidades únicas e estão atuando nesta OSC porque acreditam que podem ser agentes transformadores na vida de outras tantas pessoas. Em todas as unidades da Safrater os colaboradores e voluntários enfrentam em algum momento, situações desafiadoras com o público externo e interno, lidando com pessoas de todas as idades e nas mais variadas situações de vulnerabilidade. Existem limitações que precisam ser contornadas, processos que ainda demandam ferramentas burocráticas que emperram resoluções e exigem um tempo que por vezes não se tem, é preciso principalmente bom senso e firmeza para fazer a gestão de pessoas, isso é uma construção diária que exige paciência e determinação. Essa sensibilidade foi levada ao público do evento reconhecendo a existência dessas situações, antes mesmo da explanação terminar colaboradores manifestaram suas opiniões, seus pesares e suas experiências frustradas com necessidades por vezes não atendidas. Os representantes da diretoria ouviram, fizeram suas considerações e acolheram as ponderações levantadas. Há uma concsiência de que, assim como em diversas outras atividades que lidam diretamente com o público geral, pessoas estão expostas a situações que de alguma forma acabam afetando a saúde mental dos colaboradores.


O CÓDIGO DE CONDUTA COMO BÚSSOLA


Para a Safrater que trabalha em projetos socioeducacionais, o Código de Conduta é crucial e atua como uma verdadeira bússola, garantindo que a missão da organização seja cumprida com integridade e credibilidade.

O objetivo principal é construir e manter um ambiente de trabalho seguro, inclusivo, respeitoso e livre de assédio, onde cada pessoa se sinta valorizada e possa desenvolver seu potencial, e onde os seus beneficiários recebam atendimento digno e protegido.


ree

A Safrater acredita que a colaboração, a ética e o respeito mútuo são a base para o sucesso coletivo e para o cumprimento de sua missão social. Este código reflete os valores que a guiam e serve como um guia prático para as interações diárias em cada unidade e definem limites claros para as interações entre a equipe e os beneficiários, garantindo um ambiente seguro e de respeito.


A Safrater recebe recursos e firma parcerias com o setor público (governo, fundações), para isso são submetidas a rigorosas exigências de compliance. O Código de Conduta é a base para isso pois estabelece políticas anti-suborno, de conflito de interesses e de uso de recursos, prevenindo desvios e fraudes. Além disso ele fortalece e orienta a correta prestação de contas e a transparência na gestão dos recursos, atendendo às leis e regulamentos aplicáveis.


Em suma, o Código de Conduta não é apenas um documento de regras que pune, mas sim um compromisso solene que orienta, protege e sustenta a missão da Safrater, garantindo que os resultados sejam, de fato, duradouros e realizados com a máxima integridade.


O encontro foi uma mais uma abertura que visa o iníco de uma nova fase, entendendo que, como serviu de alusão, para que uma equipe de F1 melhorasse o tempo de troca de pneus em 10 segundos foi preciso 10 anos, então é preciso escuta, treino, determinção, profissionalismo e muito comprometimento. Ao final do encontro foi apresentado um novo canal de ESCUTA, um meio de comunicação oficial para que os colaboradores possam saber o que está acontecendo, receber orientações ou acompanhar processos. Mensagens por WhatsApp (11) 93205-5380.

 
 
 

Comentários


Sociedade de Amparo Fraterno Casa do Caminho -  SAFRATER

(11) 2537-6492 / 5084-9058 

Cel e WhatsApp

(11) 99971-7334

  • LinkedIn Safrater
  • Instagram Safrater
  • Facebook Safater
bottom of page