Um oasis de alegria e esperança, essa é a atmosfera do NCI Tiãozinho
- Tiãozinho Safrater

- 29 de jul.
- 2 min de leitura
NCI - Núcleo de Conviência de Idosos


O NCI Tiãozinho completou 3 meses de funcionamento e já tem feito a diferença na vida de dezenas de beneficiárias e impactado suas famílias. É um antes e depois que só vivenciando as experiências dessas pessoas nas atividades do NCI que podemos mensurar.
Em abril, fomos acompanhar uma atividade que foi uma celebração à vida. O Baile da Alegria, nome que foi dado a essa integração contagiante, reuniu cerca de 50 beneficiárias, além da equipe de colaboradores e colaboradoras do NCI Tiãozinho. Tudo foi organizado com muito cuidado, desde a decoração, as comidinhas e o músico Nilton Moraes que garantiu uma trilha sonora muito animada.
As beneficiárias foram chegando e se acomodando ainda timidamente, muitas delas muito elegantes, prontas para o baile. Muitas delas se conhecem da vizinhança, compartilham histórias de longa data, tiveram filhos e filhas que frequentaram o CCA Tiãozinho, agora são seus netos e voltam a se reencontrar no NCI Tiãozinho, elas logo estão entrosadas conversando sobre os mais diversos assuntos e todas têm em comum a alegria de agora terem um lugar onde são amparadas, ouvidas, onde podem exercitar o corpo e a mente e receberem auxílios para resolverem questões em suas vidas que antes pareciam indissolúveis.
Histórias de vidas que permeiam essas pessoas na comunidade e que fortalecem seus vínculos no NCI

O NCI em sua essência contribui para um processo de envelhecimento ativo, saudável e autônomo por meio de atividades grupais e acompanhamento domiciliar.
As atividades presenciais são baseadas nas necessidades, interesses e motivações das pessoas idosas, estimulando a construção e reconstrução de suas histórias e vivências individuais e coletivas, na família e na comunidade, incentivando a convivência e participação social. O serviço oferece ainda, proteção social básica no domicílio por meio de busca ativa para identificação e acompanhamento social, prevenindo agravos que possam provocar rompimento de vínculos familiares e sociais. Dessa forma, além de contribuir para a quebra do isolamento e propiciar atividades que favoreçam a qualidade de vida, contribuirá, também, para a diminuição do risco social e vulnerabilidades sociais e relacionais desse segmento em constante crescimento no nosso país.
Além desse apoio que o NCI proporciona, as beneficiárias que frequentam o Núcleo criam e se fortalecem como rede de apoio. Há um clima que contagia e pessoas que trazem sintomas de depressão e tristeza estão exercitando em atividades como o Baile da Alegria, um novo olhar sobre a vida e a possibilidade de voltar a ter momentos felizes. Isso é algo que traz uma nova perspectiva de vida para elas.

Vínculos afetivos, cumplicidade, empatia, resgate da alegria de viver que atividades como essa trazem como verdadeiros remédios extremante eficazes.











Comentários