top of page
Buscar
  • Foto do escritorTiãozinho Safrater

Tiãozinho News fala de jornalismo com adolescentes do CAJ

O Tiãozinho News teve a oportunidade de botar a mão na massa em setembro. Nosso time recebeu um convite especial do pessoal do Curso de Adolescentes e Jovens (CAJ1), do Cetecc – Centro Educacional e Tecnológico Casa do Caminho.

Como os alunos estão montando seu próprio “jornalzinho” e também pretendem desenvolver um podcast futuramente, a turma convidou a nossa equipe para fazer uma apresentação online sobre o tema. Aliás, quatro. Rodrigo Rezende, editor do Tiãozinho News, participou de duas aulas no dia 1º de setembro, uma para os alunos da manhã e outra para os da tarde. Uma semana depois, o nosso designer Rick fez as duas apresentações aos alunos, também divididos por turmas.


No primeiro dia, foram abordados diversos temas: jornalismo, técnicas de entrevista, fake news, fotografia e também publicidade, entre outros. “Foi um prazer imenso dedicar essas pouco mais de duas horas para essa garotada, de 12, 13 anos, para compartilhar um pouco do meu conhecimento e experiência”, diz Rodrigo. “Foi leve, divertido e os meninos e meninas participaram bastante. Espero voltar em breve e envolver ainda mais a galera, prometi que vou participar da elaboração de um roteiro com eles”, completa.


Já no segundo dia, Rick levou um pouco mais de conhecimento técnico aos alunos, contando as suas experiências de como é montar o informativo. “Poder compartilhar um pouco das atividades que envolvem o design gráfico com essas turmas foi um prazer. É muito importante esse contato próximo com os profissionais que atuam efetivamente, pois amplia o conhecimento sobre o que de fato vão encontrar nessa área e quais as aptidões que devem desenvolver”, conta.


“Tivemos um retorno muito positivo dos alunos”, conta Patricia Carvalho de Souza, orientadora do CAJ1. “Eles ficaram muito interessados e inspirados quanto a essas profissões, de terem acesso às informações de conteúdo e projeto gráfico. Além disso, esse conhecimento vai ajudar na construção do projeto do jornal deles que será feito no final do ano”, afirma.


“Após o encontro riquíssimo com esses dois profissionais, a gente teve um gás imenso com as turmas. Eles estão super engajados, tanto com a produção de conteúdo, quanto a produção gráfica desse jornal, então a partir dessa experiência a gente vai ter grandes resultados com o lançamento do nosso projeto”, diz Patricia.


O aluno Rodrigo aprovou. “Gostei bastante do bate-papo com o Rodrigo (do Tiãozinho News. “Ele nos passou muita informação sobre a parte visual do nosso jornal”, comenta. “Ambos falaram sobre a carreira deles, gostei muito”. Luana também curtiu bastante. “Aprendi sobre as etapas para a construção do jornal, sobre a importância de conferir se as fontes são confiáveis. Vimos que é preciso pensar nas cores, na fonte do texto. E também me fez pensar como é importante seguir a profissão que a gente gosta”, diz a aluna. “Antes de começar o projeto no CAJ eu não me interessava sobre esse assunto, mas depois de começar a criar um jornal e conversar com pessoas que fazem parte de um, me fez mudar de opinião e agora tento me informar mais”, finaliza.

6 visualizações0 comentário
bottom of page