top of page
Buscar

PINTANDO A CONSCIÊNCIA NEGRA

Foto do escritor: Tiãozinho SafraterTiãozinho Safrater

CCA Tiãozinho


Atividades diversas foram preparadas para celebrar essa importante data que agora ganha o país todo.



No dia 20 de novembro de 2024, todos os 26 estados, incluindo os 5.570 municípios brasileiros, e o Distrito Federal celebraram, pela primeira vez, o feriado do Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, em homenagem ao líder negro Zumbi dos Palmares. A celebração desta data ganhou atividades especiais no CCA Tiãozinho. As atividades foram desenvolvidas com os objetivos de promover diálogo, conscientização em relação a discriminação, preconceito, racismo, despertando para uma mudança de postura em relação a isso e também enfatizar a igualdade e o quanto a diversidade agrega em nossa sociedade. Foi também apresentado a todos os participantes quem foi Zumbi dos Palmares e o significado do feriado do dia 20 de novembro, relembrando também as lutas dos movimentos negros contra a opressão a escravidão.


Uma dessas atividades envolveu desenho, pintura, e computação gráfica. As crianças pesquisaram desenhos para colorir na internet e salvaram em pastas no computador. Em seguida abriram as imagens no Paint 3D, que é um programa de computação gráfica. Uma vez aberto esse programa foram apresentadas algumas de suas ferramentas para realizarem a pintura, como: pinceis, formas 2D e 3D, ferramenta de texto etc... Em seguida, num “ar” de descontração começaram a pintar usando os marcadores de preenchimento, spray, aquarela, giz de cera entre outros. O resultado foi um show de cores vibrantes e desenhos lindíssimos, alguns com as cores da bandeira africana.


Celebração da cultura afro-brasileira promove reflexões e resgates da identidade negra, suas tradições, crenças, vestimentas, alimentos e objetos , além de conscientizar os usuários acerca da importância das discussões e ações para combater o racismo e a desigualdade social.




“Achei legal a atividade porque aprendi a salvar desenhos no computador. Também aprendi que a Consciência Negra é uma luta

contra a escravidão e contra o racismo”.


Emanuelly Alves de Oliveira / Grupo 01 / 7 anos

 
 
 

Comentários


Sociedade de Amparo Fraterno Casa do Caminho -  SAFRATER

(11) 2537-6492 / 5084-9058 

Cel e WhatsApp

(11) 99971-7334

  • LinkedIn Safrater
  • Instagram Safrater
  • Facebook Safater
bottom of page