CCA Tiãozinho

Atividades diversas foram preparadas para celebrar essa importante data que agora ganha o país todo.

No dia 20 de novembro de 2024, todos os 26 estados, incluindo os 5.570 municípios brasileiros, e o Distrito Federal celebraram, pela primeira vez, o feriado do Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, em homenagem ao líder negro Zumbi dos Palmares. A celebração desta data ganhou atividades especiais no CCA Tiãozinho. As atividades foram desenvolvidas com os objetivos de promover diálogo, conscientização em relação a discriminação, preconceito, racismo, despertando para uma mudança de postura em relação a isso e também enfatizar a igualdade e o quanto a diversidade agrega em nossa sociedade. Foi também apresentado a todos os participantes quem foi Zumbi dos Palmares e o significado do feriado do dia 20 de novembro, relembrando também as lutas dos movimentos negros contra a opressão a escravidão.
Uma dessas atividades envolveu desenho, pintura, e computação gráfica. As crianças pesquisaram desenhos para colorir na internet e salvaram em pastas no computador. Em seguida abriram as imagens no Paint 3D, que é um programa de computação gráfica. Uma vez aberto esse programa foram apresentadas algumas de suas ferramentas para realizarem a pintura, como: pinceis, formas 2D e 3D, ferramenta de texto etc... Em seguida, num “ar” de descontração começaram a pintar usando os marcadores de preenchimento, spray, aquarela, giz de cera entre outros. O resultado foi um show de cores vibrantes e desenhos lindíssimos, alguns com as cores da bandeira africana.
Celebração da cultura afro-brasileira promove reflexões e resgates da identidade negra, suas tradições, crenças, vestimentas, alimentos e objetos , além de conscientizar os usuários acerca da importância das discussões e ações para combater o racismo e a desigualdade social.

“Achei legal a atividade porque aprendi a salvar desenhos no computador. Também aprendi que a Consciência Negra é uma luta
contra a escravidão e contra o racismo”.
Emanuelly Alves de Oliveira / Grupo 01 / 7 anos
Comentários