top of page
Buscar

Parcerias que ampliam o conhecimento e despertam os jovens para um mundo de oportunidades

Foto do escritor: Tiãozinho SafraterTiãozinho Safrater

Benefícios do Convênio com a Fundação Banco do Brasil promovem resultados promissores no CETECC

Fomos visitar o CETECC e conversar com alguns professores sobre os benefícios trazidos pelo Convênio com a Fundacão Banco do Brasil. Começamos falando com o professor Thiago Batista de Amorim, que ministra o Curso de Assistente Administrativo, um dos que fazem parte do CEDESP da Safrater: Balconista de farmácia, Secretaria escolar, Reparador e montador de computadores e Organizador de eventos. Para todos esses cursos e todas as outras profissões é preciso saber usar o computador. No Curso de Assistente Administrativo, Thiago conta que é apresentado uma oficina do Pacote Office, um grupo de aplicativos de escritório que ajuda na produtividade do dia a dia. São diversas soluções voltadas para ajudar pessoas de diferentes contextos em situações cotidianas. A oficina do pacote Office é aplicada no LAB 1 (Laboratório de Informática do Cetecc) contemplado com benefícios gerados pelo Convênio com a Fundacão Banco do Brasil, que aconteceu em novembro de 2022. Graças a essa parceria foram feitos investimentos para melhorar a qualidade do serviço prestado pelo Cetecc, com equipamentos de inovação e tecnologia adequados, 32 computadores atualizados e equipados com webcam e headsets, além de sistemas atualizados, preparados para cursos EAD, promovendo qualificação e formação profissional. Com isso, mais de 1.400 alunos foram beneficiados com eventos online.


Thiago Batista de Amorim, que ministra o Curso de Assistente Administrativo

Além do aprendizado técnico que os cursos trazem, o desenvolvimento

pessoal é marcante para os que passam pelo CEDESP. É comum beneficiários terminarem um curso

e logo iniciarem outro, desenvolvendo assim novas habilidades e ficando mais comunicativos e confiantes.


“O acesso à Internet trouxe uma outra dimensão de aprendizado, a realidade dessas pessoas nas comunidades é totalmente diferente, muitos não têm acesso a computador, não sabem ligar, nem pegar em um mouse, nem tampouco acesso à internet. Quando nós passamos a senha do wifi teve até comemoração!” conta Thiago.


O uso adequado do computador, de e-mail, do celular, desses dispositivos e aplicativos de comunicação, também são parte integrante das aulas, afinal são ferramentas que podem ser usadas de diversas formas, para o bem e para o mal. Thiago conta que sempre brinca com as suas turmas: “Cuidado com a escravidão! Tudo que é demais acaba dominando a gente, o celular é nosso amigo, quando ele te domina vira seu inimigo, é preciso ter bom senso no uso dessas tecnologias.” Thiago incentiva os beneficiários a usarem seus dispositivos para pesquisas e ele mesmo consulta conteúdos, o acesso ao wifi beneficiou a todos do Cetecc.



Bom uso do celular, seus benefícios e o cuidado para não ficar “escravo do dispositivo” também fazem parte da grade de conteúdo do curso.

No olhar de Thiago, os resultados das transformações positivas que os Cursos do Cedesp proporcionam aparecem de forma mais evidente ao final dos semestres: “Os beneficiários vêm me agradecer, contam sobre suas dificuldades e superações.” Ele dá o exemplo de um rapaz do semestre passado, Wylky de 16 anos: “Ele era extremamente tímido, e a gente trabalha muito essa questão de timidez, de desenvoltura, apresentação, trabalho em equipe, liderança, e ele reconheceu o quanto melhorou. Foi marcante o que ele falou, que realmente era muito tímido e disse que seus familiares o elogiaram, foi uma vitória para ele, que me agradeceu, me abraçou, isso faz a gente se sentir importante na vida deles.”


Desvendando os computadores

Tiago Souza, Professor do curso de Montador e Reparador de Computadores

Tiago está dando aula no CEDESP há um ano e meio. Ele conta que, quando chegou, havia muita evasão e poucos alunos, pois o projeto estava em andamento e o curso em desenvolvimento, mas que muita coisa mudou. Ele já está na quarta turma, a caminho da quinta, e explica: “O Curso aborda desde os componentes básicos do computador até desenvolver habilidades para resolver alguns problemas mais comuns de danificação e também instalação de sistemas. Abrange ainda módulo de eletricidade básica, uma vez que o computador é um equipamento que demanda de energia elétrica para funcionar.”


Outro destaque que ele ressalta é que não havia meninas nesse curso, sempre se falava que era exclusivo para os meninos, mas agora essa turma está bem dividida entre os dois gêneros. “Informática é para meninos e meninas, estando disposto a aprender é um bom trabalho para todos”, completa Tiago.

Os resultados vão aparecendo cada vez mais, os ex-alunos vão divulgando para outras pessoas que se interessam... e são pessoas de todas as idades, pois os cursos atendem dos 16 até os 59 anos, basta estar empenhado a adquirir conhecimento.


Os alunos do Curso de Montador e Reparador de Computadores utilizam o LAB 1 para atividades de avaliações, uma delas por meio do Kahoot!, uma plataforma de aprendizado baseada em jogos, usada como tecnologia educacional em escolas e outras instituições de ensino. Seus jogos de aprendizado, “Kahoots”, são testes de múltipla escolha que permitem a geração de usuários e podem ser acessados por meio de um navegador da Web ou do aplicativo Kahoot. Com essas possibilidades de oferecer equipamentos modernos e tecnologia de acesso a internet com qualidade, a taxa de evasão diminuiu muito. Tiago conta que começa com uma turma de 25 pessoas e todos vão até o fim do curso. Outra atividade promovida no LAB 1 diz respeito a maneira com que os beneficiários avaliam o ensino, por meio do Google Forms eles preenchem um formulário que gera gráficos nos quais é possível entender onde é preciso reforçar ou rever alguns aspectos do ensino e suas metodologias, para entregar um conteúdo cada vez mais eficiente.


O professor destaca que a turma é bem equilibrada entre meninos e meninas, “Informática é para todos os genêros!”

“O LAB 1 tem dado o maior apoio e ajudado demais nessas questões, sem falar em toda a inclusão digital, a maioria desses beneficiários não tem acesso a computador nem à internet, hoje o LAB 1 tem computadores de última geração que auxiliam no aprendizado de um modo geral,” complementa Tiago. Outro benefício foi a possibilidade de acessar a internet em todo o prédio do CETECC, nas aulas são promovidas atividades que demandam pesquisas on-line, e os alunos podem acessar a rede para executá-las. São recursos como estes que impulsionam as transformações sociais promovidas pela Safrater, e com a Fundação Banco do Brasil os resultados tem sido cada vez mais céleres.

 
 
 

Kommentare


Sociedade de Amparo Fraterno Casa do Caminho -  SAFRATER

(11) 2537-6492 / 5084-9058 

Cel e WhatsApp

(11) 99971-7334

  • LinkedIn Safrater
  • Instagram Safrater
  • Facebook Safater
bottom of page