top of page

O Dia da Família

  • Foto do escritor: Tiãozinho Safrater
    Tiãozinho Safrater
  • 11 de nov. de 2025
  • 6 min de leitura

CEI


Um dia repleto de significados contribuindo para o desenvolvimento e fortalecimento de vínculos entre famílias, creche e as crianças.






O primeiro semestre da jornada de aprendizado na Creche Tiãozinho segue um plano de trabalho planejado desde o início do ano. Toda a equipe se organiza na escolha de um tema que deve ser desenvolvido e, quando chega o meio do ano, é hora de fazer uma avaliação para, se for preciso, fazer um ajuste de rota rumo a atingir os objetivos. Nessa etapa, acontece um evento muito importante na creche, que é o Dia da Família.


Acompanhamos esse dia de perto e os diversos aspectos que fazem desse evento um ponto fundamental no fortalecimento de vínculos entre as famílias e a equipe de toda a unidade CEI Tiãozinho.


O tema trabalhado nesta primeira etapa do ano foi a cultura do nordeste. A professora Stephanie conta que, em uma atividade de aniversário do mês, trabalhando o currículo da alimentação com as crianças, percebeu que elas estavam interessadas em experimentar novos sabores, novas texturas, e surgiu a ideia de realizar uma amostra cultural:


“Pensando nisso, nós juntamos a ideia da alimentação com um tema de trabalho mais amplo. O Nordeste não é só rico em comida, mas em diversos aspectos culturais, então a gente começou a trazer primeiro os alimentos e depois trouxemos outras partes da cultura nordestina. As crianças começaram a confeccionar objetos com argila, depois passeamos pelos ritmos musicais como o forró, o sertanejo, o frevo, as danças típicas como bumba meu boi, entre outras. A cultura do plantio também esteve presente no projeto. As crianças experimentaram plantar alimentos como a alface e o tomate e, respeitando o tempo da colheita, tiveram a oportunidade de, na alimentação delas, comerem o tomatinho que foi plantado.” Conclui Stephanie.


O tema não poderia ser mais rico e pertinente, afinal muitas das famílias atendidas pela Creche Tiãozinho têm origens no Nordeste, e isso resgata histórias afetivas importantes.


O Dia da Família representa, entre outros importantes pontos, o momento de as famílias acompanharem de perto a trilha de descobertas e aprendizados que as crianças percorreram até o meio do ano no ambiente aparelhado da creche e com as protagonistas principais dessa jornada. Mães, pais, avós, tios, irmãos, enfim, todas as pessoas que fazem parte da vida das crianças atendidas na creche não têm a dimensão do universo de cuidados e fluxos de trabalho que envolvem o dia a dia na construção da base da educação.


Parece brincadeira, mas é educação levada a sério. Os educadores dizem que é nos primeiros anos que se constrói toda a base para o desenvolvimento cognitivo e cerebral, para capacidade de socializar e lidar com as próprias emoções. As emoções de entender a escola como um lugar de descobertas e afetos. Aí a gente conclui que a formação das próximas gerações começa na creche.


As crianças que mais precisam, elas dependem da escola e da creche, para se alimentar, para ter acesso a fralda limpa, para ter acesso a estimulação, para ter acesso a uma série de desenvolvimentos que ela vai ter só se estiver na creche.

Falando com diversas professoras da creche, uma palavra é unânime com relação à importância do Dia da Família: fortalecer o vínculo com as famílias e a creche. Natália, Katia, Leila e Roseli, que são responsáveis pelos grupos do berçário, ressaltam essa questão do vínculo e a experiência de os pais vivenciarem um pouquinho do como é a dinâmica de seus filhos e filhas nos diversos ambientes da creche. Hoje existe uma proposta pedagógica; muitas famílias ainda pensam que as crianças estão na creche só para serem cuidadas, mas não. A partir do momento em que elas lavam as mãos para receber as refeições, já estão aprendendo. O Dia da Família apresenta essa importância da creche e dos trabalhos pedagógicos com os bebês e crianças no desenvolvimento e no aprendizado deles dentro do ser.


Para receber as famílias neste dia, os preparativos são muitos; toda a equipe da creche se organiza, a começar pela decoração. Como o tema da cultura nordestina é muito rico, não faltaram cores, texturas e músicas para receber as famílias. Cada professora, com suas características e criatividade, decorou as salas e, assim, combinando o tema com fotos das crianças captadas ao longo do primeiro semestre, conseguiram transformar os ambientes em uma grande exposição imersiva. A visitação começou com as famílias sendo recepcionadas para um café da tarde, atividade que envolve também a equipe da cozinha neste dia especial.


Depois da recepção com o café da tarde, cada família foi direcionada para a sala de seu filho ou filha. Ali conheceram de perto o ambiente de aprendizado detalhadamente e acompanharam a evolução das crianças por meio das atividades executadas ao longo do semestre. Depois dessa etapa na sala de cada criança, as famílias foram conhecer as outras salas e outros ambientes da creche, desde o berçário até o MG2 (Mini Grupo 2 com crianças maiores). Em uma visitação guiada, elas interagiram e vivenciaram o dia a dia de seus filhos em um clima de muita leveza e alegria. Outra palavra que reflete a experiência do Dia da Família é uma consequência direta do fortalecimento de vínculos, reconhecimento. Reconhecer é, literalmente, conhecer novamente. Em um sentido mais amplo do que a palavra sugere, com a proximidade entre as famílias e a equipe da creche, aprofundando as conversas, ouvindo as histórias, percebendo as estruturas familiares diversas, é evidente que o olhar sobre esse reconhecimento ganha uma nova dimensão.


A equipe da cozinha também teve que se preparar neste dia pois as famílias foram recepcionadas com um café da tarde, essa calorosa recepção já ajuda na integração e cria um clima acolhedor para todos.


Famílias interagindo, compartilhando histórias e crescendo junto com suas crianças.
Famílias interagindo, compartilhando histórias e crescendo junto com suas crianças.

Ao longo do 1º semestre, uma das professoras da Creche Tiãozinho propôs aos pais que trouxessem uma história marcante de suas crianças, poderia ser o motivo da escolha do nome de seus filhos, onde a criança nasceu, qualquer história que pudesse aproximar mais essa criança da professora. As histórias foram relatadas por escrito e ilustradas com fotos que foram expostas nas paredes da sala no Dia da Família. Teve mãe que falou que teve o parto dentro do carro, outra que tinha perdido um bebê e que depois engravidou novamente de um menino, outra contou que teve uma gravidez muito difícil. A história do Oliver emocionou muito a equipe. A mãe dele contou que perdeu o pai e foi uma tristeza muito grande . Até que ela teve o Oliver e ele veio a “xerox” do pai dela, trazendo um outro significado para ela e toda a família. Hoje então a professora traz um olhar diferenciado para cada criança, sabendo dessas histórias. Os pais também quando vem trazer ou buscar a criança, depois de compartilhar essas histórias, e do entendimento da dimensão dos cuidados dedicados aos sues filhos e filhas, já trazem uma conexão diferente, estabelecida com o fortalecimento dos vínculos proporcionados pela vivência do Dia da Família.


A maior parte do dia, as crianças ficam na creche, com esses vínculos fortalecidos existe o reconhecimento do respeito que toda a equipe da creche, e em especial as professoras, tem com as crianças e com eles também. E quando eles têm dúvida, querem sanar alguma coisa, os pais têm a confiança de compartilhar essa questão, e conversa francamente. “Olha, professora, eu não estou feliz com isso ou com aquilo... Vamos sentar, vamos lá resolver.” Assim os profissionais responsáveis são envolvidos e vão em busca de sanar essa dúvida. Cassandra, professora do MG2 exemplifica: “A nossa aluna Laura, estava com problema de alimentação, até do organismo mesmo. Aí a mãe conversou com a Carla e pediu para a gente dar uma atenção mais especial, um carinho mais especial. Aí a gente vai observar, avaliar o problema de alimentação, vamos trabalhar uma alimentação saudável. Vamos conversar com a criança, vamos fazer a criança falar mais, estimular a oralidade dela, saber se expor nos momentos bons e nos ruins, porque são crianças, de vez em quando tem conflito e elas têm que saber do jeitinho delas resolver isso, faz parte do aprendizado.”



Ao lado a Árvore da Família, destaque em uma das salas da Creche Tiãozinho, retratos que fortalecem vínculos.

Todas da equipe da Creche Tiãozinho formam juntas um imenso coração que abraça as famílias nesse dia e fortalece os vínculos para que as crianças façam de fato um futuro melhor.

Um dos temas trabalhados fortemente este ano é sobre a leitura, trazer essa prática de formas diferenciadas para as crianças. Não só pegar um livro e manuseá-lo, tem que haver uma intenção, um porquê mais aprofundado, mesmo com a idade delas. Então há um estímulo para que as crianças escolham pela cor da capa, pela figura, pela textura, formato e é possível já avaliar a personalidade dessas crianças a partir dessas escolhas. Tem crianças que se identificam mais com um livro do que com outro, e as professoras estão atentas ali as manifestações sutis de cada uma pois eles aprendem mais com aquilo que se identificam.


O Dia da Família é, além de tudo o que foi descrito, o momento de a família apreciar o desenvolvimento de seus filhos e filhas, eles se surpreendem com o quanto eles aprenderam pois não tem essa vivência diariamente, é fato que em casa as crianças levam seus aprendizados e isso retorno muito com depoimentos das famílias, e isso é um reconhecimento multo especial do trabalho das profissionais da Creche. Tudo isso fazendo um trabalho participação coletiva, porque as professoras não fazem nada sozinhas, é com o envolvimento e comprometimento da equipe, da gestão, da família e da comunidade e das instituições governamentais que é possível fazer um bom trabalho para o aprendizado das crianças diariamente.




 
 
 

Comentários


Sociedade de Amparo Fraterno Casa do Caminho -  SAFRATER

(11) 2537-6492 / 5084-9058 

Cel e WhatsApp

(11) 99971-7334

  • LinkedIn Safrater
  • Instagram Safrater
  • Facebook Safater
bottom of page