top of page
Buscar
  • Foto do escritorTiãozinho Safrater

Liderança comunitária e Participação cidadã



Daniel, líder comunitário e voluntário da Safrater

No dia 17 de fevereiro, o CEDESP SAFRATER realizou uma roda de conversa com o líder comunitário Daniel e cerca de 100 adolescentes e jovens frequentadores dos cursos do CEDESP. A atividade trouxe a perspectiva de participação social, na prática, com Daniel contribuindo com diversos relatos, sobre diversas formas de participação na comunidade, assim como a ponte entre órgãos públicos e outros parceiros. O convidado abordou questões como as demandas da comunidade; prejuízos e vivências no período de pandemia; drogadição; empatia e como fazer diferença nas comunidades.


Houveram muitas trocas de experiências entre Daniel e os usuários do Serviço, com momentos de muita comoção e identificação, onde todos puderam compartilhar suas vivências e percepções.


Lucas Cruz (16 anos), frequentador do Curso de Montador e Reparador de Computadores, nos contou que achou muito legal o modo como Daniel fala de sua vida e das coisas que aconteceram “de forma muito transparente”.

Pontuou ainda como é importante ter essas atividades de foco, com convidados, podendo praticar a escuta. E, também, o quanto pode ser um estímulo motivacional ouvir esses relatos: “muito importante ouvir um cara como ele falar das coisas que ele já conseguiu, como por exemplo como ele resolveu a questão do esgoto. Foi muito legal ouvir suas história, e de como ele teve foco para não desistir.”


Daniel, líder comunitário, voluntário da Safrater e que tem tido participação fundamental em ações de distribuição de marmitas e cestas básicas em diversas comunidades, expandindo as ações e serviços de auxílio e acolhimento da Safrater. Muita emoção e empatia com os usuários do CEDESP em roda de conversa edificante.

3 visualizações0 comentário
bottom of page