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No dia 05 de agosto, o grupo de adolescentes que faz parte do curso Qualificação Profissional do CETECC promoveu uma intervenção pedagógica no CCA Tiãozinho. Esta ação de integração envolvendo os dois espaços socioeducacionais fazia parte do encerramento do módulo Raciocínio Lógico-Matemático que, ao longo de quase cinco meses, desenvolveu um projeto fundamentado em jogos de tabuleiro. No geral, o módulo tinha como objetivo “desenvolver o raciocínio lógico-matemático por meio de jogos de tabuleiro, promovendo a criatividade e o protagonismo juvenil, assim como o convívio em grupo de forma saudável, capaz de promover a integração e o fortalecimento dos vínculos entre as/os educandos, com a valorização da diversidade”.
Ao longo do referido módulo, entre outras coisas, o grupo se apropriou das regras dos jogos, das origens étnicas e dos aspectos socioculturais dos contextos em que foram desenvolvidos; confeccionou os tabuleiros com materiais recicláveis e planejou, de forma coletiva, uma abordagem pedagógica para ensinar um pouco do que aprenderam para crianças menores. Além da intervenção em si, ficou estabelecido que tudo o que fora produzido ao longo do módulo seria doado para o CCA Tiãozinho. Cabe salientar que trabalhou-se, ao longo desses meses, com três jogos diferentes, a saber: o Shisima, do Quênia, o Pulijudam, da Índia, e o Alquerque, do Egito.
Com o auxílio da educadora Ingrid, responsável pelo grupo 4, formado por crianças entre 9 e 11 anos, o grupo do curso de Qualificação Profissional recepcionou as crianças no espaço de eventos. Inicialmente, fez-se um grande círculo onde se apresentou a proposta da atividade e realizou-se uma apresentação das/dos adolescentes, assim como das crianças. Na sequência, as crianças foram divididas em pequenos subgrupos, nos quais um dupla de adolescentes ficaria responsável por ensinar um pouco sobre o jogo que eles confeccionaram. No geral, este momento durou cerca de 20 minutos, fazendo com que as crianças pudessem circular por mais de um jogo, uma vez que era identificada que a criança já tinha aprendido o jogo ao qual foi inicialmente encaminhada. Ao fim da atividade, novamente em círculo, tentou-se identificar se as crianças tiveram, ou não, dificuldades em aprender os jogos, se lembraram do nome e se gostaram da integração. No geral, chegamos à conclusão de que foi uma intervenção pedagógica positiva, satisfatória, que atingiu seus objetivos de integrar, mesmo que de forma pontual, os dois grupos, para além do conteúdo desenvolvido através dos jogos. Salienta-se, por fim, que promove-se de forma positiva o protagonismo juvenil. Estes aspectos podem ser identificados em algumas avaliações feitas pelas (os) adolescentes no dia seguinte. Em vídeo produzido para o encerramento do referido curso, as adolescentes Gabrielle e Maria Eduarda definiram este dia como o “mais prazeroso do módulo” - refletindo um sentimento mais ou menos generalizado do grupo.
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