top of page

Festa da Educação no SENAC Jabaquara recebe beneficiários do PJA e Cursos de Qualificação Profissional do CETECC.

  • Foto do escritor: Tiãozinho Safrater
    Tiãozinho Safrater
  • há 18 horas
  • 2 min de leitura

CETECC


ree


O evento proporcionou várias experiências, abrindo vários leques de possibilidades e ideias.

No dia 29 de agosto, os beneficiários do Programa Jovem Aprendiz e do curso de Qualificação Profissional puderam explorar e adquirir conhecimento visitando uma unidade da Escola Senac no Jabaquara. Eles foram participar de um evento anual, “A Festa da Educação”, cujo enfoque era oferecer um dia especial com aulas e palestras sobre diversas pautas, como, por exemplo, as civilizações africanas, que mostravam um outro lado das histórias de um povo que por muito tempo foi escravizado em várias partes do mundo. O evento reuniu workshops muito interessantes que visavam expandir a visão dos visitantes sobre áreas de atuação no mercado de trabalho. Segmentos de audiovisual, gamer e técnico em meio ambiente eram algumas das possibilidades de desenvolver carreiras profissionais. O evento proporcionou várias experiências, abrindo vários leques de possibilidades e ideias.


Embora não fosse o ponto forte, a Inteligência Artificial também deu as caras no evento, exibindo seus avanços tecnológicos, prometendo ser uma aliada em nosso novo cenário atual profissional.


ree


ree

A estrutura do Senac surpreendeu a turma do PJA; eles conheceram salas de informática, nas quais são ministrados os cursos de qualificação, além de contar com o laboratório de pesquisas para os estudantes de meio ambiente.


Nesse mesmo espaço acontecia uma amostra do curso de técnico em meio ambiente e biologia. Nesse segmento, vimos a importância dos cuidados e controle do profissional que monitora a vida desses ambientes da natureza, como rios, lagos e até mesmo nascentes. Eles aprenderam curiosidades sobre os ecossistemas e a importância de cada ser vivo que neles habita. Outro momento que chamou a atenção dos participantes foi uma exposição com temática de favelas coloridas. A exposição contava um pouco sobre a expansão das favelas no Brasil e como foram se expandindo ao longo do tempo, além de destacar personagens de sucesso hoje que começaram suas carreiras nas favelas, como o rapper Sabotagem, Erika Hilton, a primeira mulher trans deputada federal do Brasil, entre outros.


Outra parte da exposição trazia a riqueza da cultura dos povos originários e aspectos relacionados ao seu cotidiano e seus meios de sobrevivência. A base da exposição foi feita por dois dos estudantes do Senac que conheceram uma tribo indígena do Brasil, tiveram contato direto com os seus integrantes e fizeram registros  de como viviam no dia a dia. Eles contaram ainda que aprenderam como manejar um arco e flecha e tocar um “tipo de flauta” que servia como interação com a natureza e era usada também em rituais da tribo.

A experiência das turmas que participaram da visitação foi, cada vez mais, dar valor à educação de qualidade e à força, poder e papel transformador para todas as sociedades.


ree

 
 
 

Comentários


Sociedade de Amparo Fraterno Casa do Caminho -  SAFRATER

(11) 2537-6492 / 5084-9058 

Cel e WhatsApp

(11) 99971-7334

  • LinkedIn Safrater
  • Instagram Safrater
  • Facebook Safater
bottom of page