top of page
Buscar
  • Foto do escritorTiãozinho Safrater

Em busca do espaço das MULHERES

mova



Roda de diálogo no MOVA promove um olhar mais profundo sobre os desafios das mulheres em uma sociedade repleta de preconceitos.

Assista ao documentário Mulheres Invisíveis, exibido para aos usuários do MOVA




Educandos e educadores do MOVA se reuniram em novembro para uma conversa franca sobre as barreiras que as mulheres enfrentam ainda na sociedade.


Por meio da escuta dos educandos, na qual a temática abordada foi a visibilidade da Mulher na Sociedade atual, iniciamos a proposta com o documentário “Mulher Invisível”, no intuito de promover discussão, para melhor

dialogar sobre o tema.


Desafios como o assédio; falta de oportunidades; desigualdades salariais; baixa representatividade política; menor presença em cargos de poder; maioria na chefia das famílias; saúde mental e violência de todos os níveis, principalmente o feminicídio, estiveram entre os assuntos abordados.


Abordamos, as questões relevantes como as diferentes “violências” física, moral, psicológica entre outros pejorativos durante os seus relacionamentos.


Além da desvalorização salarial, hierarquia profissional, sendo ela ainda vista como mulher multitarefas e Amélia.


Dialogamos com os educandos o tema da redação do Enem, “Desafios para o Enfrentamento da Invisibilidade do Trabalho de Cuidado Realizado pela Mulher no Brasil”, dentro destes debates ouvimos inúmeras narrativas contendo violências

contra a mulher, e traumas de infância devido à violência vivenciada.


O momento da escuta foi importante, pois ali vimos o quanto a violência é presente nos dias atuais.


Os professores do Mova tiveram um momento de acolhimento, e demonstração empática, por esses relatos, deixando na história do MOVA-SAFRATER a resiliência destes educandos.


13 visualizações0 comentário
bottom of page