top of page
Buscar
  • Foto do escritorTiãozinho Safrater

Cursos noturnos com credencial do SENAI iluminam


Cursos Noturnos no Cetecc, realização de um sonho.

A ocupação do período noturno do prédio do Cetecc com cursos voltados à capacitação profissional a muito tempo tem sido o sonho da direção da Safrater. E hoje, graças a inúmeros fatores, isso é uma realidade.


Tudo começou a convergir em dezembro de 2021, quando recebemos a visita de duas representantes da empresa Informa Markets, momento do início da concretização desse sonho.

Durante o primeiro semestre de 2022, o presidente da Informa Markets, diversos diretores e técnicos visitaram as unidades da Safrater para conhecer os trabalhos desenvolvidos nos últimos 50 anos.


A partir dessas visitas deu-se início à construção de uma aliança entre a Safrater e a Informa Markets, sendo a Padaria Escola Tiãozinho o primeiro projeto desenvolvido pela parceria. Este projeto integra o Programa de Geração de Receita e Renda da Safrater, que tem como um dos pilares a Formação e Capacitação Profissional.


E foi assim que a Informa Markets trouxe para parceiro da Padaria Escola Tiãozinho a Escola e Faculdade SENAI “Horácio Augusto da Silveira” e o Instituto SENAI de Tecnologia de Alimentos e Bebidas.


Com a efetivação da parceria entre esta unidade do Senai e a Safrater, deu-se início aos cursos de formação e capacitação profissional da Padaria Escola Tiãozinho, a partir de agosto de 2022.


A partir da parceria com esta unidade do SENAI, recebemos a visita de mais duas unidades: a Escola Senai Anchieta - Educação e Tecnologia -, e a unidade de Moda e Têxtil.


Em 2022, de agosto a dezembro foram abertas 129 vagas para os cursos de salgados, confeiteiro, eletricista instalador, empreendedorismo, Word e Excel.

Em 2023 os cursos já estão a todo vapor. Fomos visitar o CETECC em uma quinta-feira e o clima é de faculdade. Conversamos com os professores do SENAI, que contaram um pouco sobre a experiência das aulas para o público do CETECC.



Rafael Rodrigues de Oliveira, professor do Curso de Excel, disse que gosta de trabalhar com esse perfil de público. “Eles são esforçados, quem quer aprender tem a oportunidade e vai para cima. Os alunos dão continuidade aos aprendizados fazendo outros cursos, pois percebem o quanto estudar faz a diferença em suas vidas.”



Sandra Regina, professora do Curso de Excelência no Atendimento, ressalta a importância de disciplinas que contemplem a gestão comportamental. “É preciso que haja equilíbrio no aprendizado da técnica e da razão. As habilidades devem ser complementares.” Em suas aulas, Sandra aplica muitas dinâmicas e observa que a turma começa tímida, mas depois vai se soltando e descobrindo seus potenciais.



Vicente é professor do Curso de Eletri-cidade NR10 (Norma Regulamentadora 10) e conta que se identifica muito com os estudantes. Ele foi beneficiado do SISU, Sistema de Seleção Unificada, que executa uma seleção de estudantes com base na nota do Exame Nacional do En-sino Médio (ENEM). “Com essa oportunidade, pude aprender e me tornar um profissional. Agora sinto prazer em passar esse conhecimento adiante, pois sei bem a importância dessas oportunidades na vida deles”, complementa.



Marcos Padilha é professor do Curso de Padeiro Profissional e falou sobre a qualidade do curso que é adotada no CETECC, com os mesmos critérios do SENAI. Ele mora em Jundiaí e a experiência de dar aula no CETECC é, também, uma forma de conhecer novos lugares e novas pessoas. Ele conta que os alunos são muito dedicados. “Há poucas faltas e todos têm muita vontade de aprender e empreender. Alguns alunos já têm um pequeno negócio e, com o que aprendem no curso, já incrementam as vendas”, conta.


Foram 16 formados no Curso de Padeiro Profissional. Receitas deliciosas selaram com muito sabor o encerramento do curso.





Gislaine está adorando seu primeiro curso no CETECC. “O professor é ótimo, passa tudo com muita clareza, eficiência, fica fácil de aprender”, enumera ela, que já trabalha com doces e está adquirindo mais conhecimento para empreender.












Para o período entre janeiro e julho de 2023 estão previstas 375 vagas para os cursos de Padeiro, Bolos Caseiros, Fabricação de Geleias, Fabricação de Pizza, Eletricista Instalador, NR10, Automação Residencial, Montagem e Manutenção de Microcomputadores, Word, Excel Básico, Pacote Office 365, Excelência no atendimento ao Cliente, Relacionamento com o Mercado, Liderança, Técnicas de Negociação e Comunicação Empresarial.

Em conjunto com a unidade de Moda e Têxtil do SENAI, estamos estruturando cursos na área de moda sustentável, e para o segundo semestre de 2023 haverá novidades.


Nosso objetivo é criar novas oportunidades para geração de renda e melhoria da empregabilidade das comunidades atendidas pela Safrater.


Contamos com a parceria fundamental da Informa Markets e do SENAI, e estamos abertos a novas parcerias que venham somar aos propósitos da Safrater.



63 visualizações0 comentário
bottom of page