top of page
Buscar
  • Foto do escritorTiãozinho Safrater

Chef aprendiz

CETECC




Muito mais do que EXPERIÊNCIAS GASTRONÔMICAS, DESCOBERTAS PARA A VIDA!

O Chef Aprendiz é um projeto de desenvolvimento humano que usa a gastronomia como a principal ferramenta para capacitar jovens entre 17 a 20 anos em situação de vulnerabilidade social para que trabalhem em cozinhas de restaurantes e estabelecimentos parceiros (grande parte deles como um primeiro emprego). O projeto é itinerante e conta com o apoio de uma organização local para a realização das oficinas semanais ao longo de 6 meses. Os jovens vivenciam aulas teóricas e práticas sobre técnicas básicas de cozinha, história da gastronomia, alfabetização emocional, sustentabilidade, autodesenvolvimento e preparo para a vida e mercado de trabalho.


No ano de 2022, a Fadaris - Instituto de Desenvolvimento Educação e Cidadania, que promove o projeto chef e aprendiz escolheu a Safrater para fazer parte do mesmo. As aulas foram ministradas no Cetecc utilizando as salas de aula e a cozinha, esta totalmente equipada para esse aprendizado. Os professores são chefes de cozinha e donos de restaurantes, muito experientes e carismáticos. Participaram também do processo de aprendizado a nutricionista da Safrater Carmen, que foi convidada a passar aos aprendizes alguns fundamentos de nutrição além de colaboradores da cozinha do Cetecc que auxiliaram em todo o curso. Depois de cinco meses aprendendo e experimentando possibilidades de crescer e chegar à profissionalização pela gastronomia, no dia 10 de dezembro no Hotel Grand Hyatt Espaço Eau, nossos alunos nos receberam para a degustação de pratos elaborados por cada um deles.


Nesse evento de encerramento, os alunos passaram por um teste fazendo um prato ao vivo com a presença de chefs de cozinha e donos de restaurantes que avaliaram os pratos e premiaram os melhores, tudo isso com grandes possiblidades de já conseguirem vagas de estágio ou mesmo emprego.


Neste evento, alguns do jovens participantes puderam nos contar o que aprenderam, quais os desafios e alegrias que vivenciaram durante o c urso. Assim como ouvimos as impressões de alguns professores! Confira agora.

Chef e professora Juliana Aki

TN: Como foi a experiência de ensinar aqui no Cetecc?Juliana: A experiência de ensinar no Cetecc foi muito positiva. O espaço e a estrutura do local favoreceram a qualidade na ministração de nossas oficinas. Também ficamos muito gratos pela atenção que os funcionários do Cetecc nos deram.


TN: A turma tem potencial para chegar com competitividade no mercado de trabalho?

Juliana: Acredito que sim, ainda que o potencial seja algo individual.




Chef e professor Guilherme Cardadeiro

TN: Como foi a experiência de ensinar aqui no Cetecc?Guilherme: Foi muito legal. A estrutura e espaço que o Cetecc proporcionaram são muito bons e bem equipados. As salas de aula com projetores e cadeiras foram ótimas para as aulas teóricas, assim como a cozinha com equipamentos e utensílios muito bons e bem conservados, fez com que a dinâmica e o proveito das oficinas práticas fossem ótimos.


TN: A turma tem potencial para chegar com competitividade no mercado de trabalho?

Visto que nosso projeto não visa somente a empregabilidade dos jovens, e sim o seu desenvolvimento como indivíduos para uma vida mais autônoma, eu diria que sim. Todos os jovens que chegam ao final do curso e têm vontade de entrar para a área recebem oportunidades de ingressar em restaurantes e espaços ligados à alimentação. O grande diferencial deles, além do desenvolvimento socio emocional, é a grande carga de conhecimento prático de gastronomia que aprendem durantes os quase 6 meses de curso, que para o mercado, é um gigantesco diferencial, pensando que ingressarão na área como piso da categoria.



O Hotel Grand Hyatt Espaço Eau foi o local da grande final e reservou deliciosas surpresas e muitas emoções.



Os jovens vivenciaram aulas teóricas e práticas sobre técnicas básicas de cozinha, história da gastronomia, alfabetização emocional, sustentabilidade, autodesenvolvimento e preparo para a vida e mercado de trabalho.



O saboroso sentimento dos finalistas


Higor, 17 anos


Foi muito importante participar desse curso, era uma atividade que eu sempre quis aprender. Foi como uma faculdade, aprendi muitas lições de vida também, tanto com o chef como com a psicóloga Sheila, com a Bia. Foi muito importante pois agregou também para a minha vida além dos aprendizados nas práticas da cozinha que eu não sabia. Eu recomendo o curso pois é muito bom, uma ótima energia de toda a equipe, os fotógrafos, todos fazem o curso acontecer, para nós que viemos de comunidade é difícil encontrar um curso assim grátis e ao nosso alcance.



Liandra, 18 anos


Meu maior aprendizado foi que, além de evoluir na gastronomia, eu aprendi desde o mais simples até o mais complexo, realmente fiquei preparada pra trabalhar em qualquer restaurante. Também evolui muito como pessoa que é uma coisa que eu nunca imaginei que iria adquirir com esse curso e eu ganhei. Eu super recomendo pois é uma experiência única, a gente sai daqui muito diferente do que entrou, serão experiências incríves!



Giovanna, 17 anos


Minha experiência no curso foi inesquecível, eu não tenho nem palavras para descrever o quanto gratificante foi estar nesse curso. Não foi apenas uma experiência de estar na cozinha, mas também foi um desafio pois através desses aprendizados na eu aprendi a me descobrir como pessoa. Foi incrível estar neste curso com essas pessoas, profissionais maravilhosos, é um curso que eu vou levar para a minha vida, conhecer um pouco das comidas, dos lugares, eu super recomendo porque é uma oportunidade única, até para quem não decidiu que profissão escolheu pois pode se encontrar nesse curso.

8 visualizações0 comentário
bottom of page