top of page
Buscar
  • Foto do escritorTiãozinho Safrater

CETECC é palco de evento que comemorou os 50 anos da Safrater e proporcionou experiência emocionante



O passado e o futuro em um evento que convidou para uma viagem no tempo rumo ao desenvolvimento do Ser Integral

No dia 29 de junho de 2022, a Safrater comemorou os seus 50 anos em um evento realizado no Cetecc, onde se reuniram voluntários, colaboradores, membros da diretora e convidados.


Cinquenta anos pode parecer muito ou pouco tempo. Muito tempo porque a Safrater já acolheu três gerações de famílias que viram transformadas as suas vidas por meio de um cuidado que vem desde a gestação, passando pela creche, pela pré-adolescência, formando jovens aprendizes com cursos profissionalizantes e também oferecendo a oportunidade de alfabetização para adultos. Pouco tempo também porque alguns personagens que iniciaram essa obra contam como o tempo foi célere e que as necessidades de lá para cá não cessaram; muito pelo contrário, quanto mais se trabalha para a transformação das condições de vida nas comunidades, mais se identificam questões básicas a serem abordadas.


Ao longo deste ano, nós já contamos algumas histórias, já relembramos personagens marcantes que inclusive escreveram nestas edições, de maneira muito particular, a importância dessa instituição, que celebra o seu Jubileu repleta de energia jovial.


A idealização do evento que marcou os 50 anos da Safrater trouxe a força do DNA que vem guiando seus ideais, união e determinação de pessoas dedicadas na ação de fazer acontecer, utilizando os recursos e as ferramentas que cada um traz para dar o seu melhor.


Assim surgiu a ideia de um evento que levasse os convidados a uma pequena viagem através de 5 momentos temáticos: Túnel do Tempo, Ser Integral, Sucessos, Jornada 50+ e Ser Voluntário.


Nesse espírito colaborativo de fazer acontecer, cada tema foi destinado a uma equipe que cuidou de levantar as informações, juntar o acervo e montar o seu estande expositor de forma a levar ao público visitante momentos marcantes dessa história e as perspectivas futuras.


Cada um desses momentos procurou capturar a essência dessa trajetória. Seria impossível registrar tudo o que foi feito nesses 50 anos, muitas histórias e desafios que foram superados, muitos personagens anônimos que não estão nas fotos, mas que foram como tijolos fundamentais na construção dessa obra que é orgânica, está sempre em movimento, sempre se renovando, sempre crescendo com as necessidades e se reinventando no chamado dos novos tempos.


Túnel do Tempo

Os convidados começaram a experiência da visitação do evento de 50 anos da Safrater entrando no Túnel do Tempo. Nada melhor que um passeio pela história por meio de documentos, fotos, objetos, fragmentos que contam um pouco dessa trajetória. Os visitantes tiveram acesso a documentos históricos, entre eles o primeiro desenho do Tiãozinho feito por Flávio Roberto Motta e edições antigas do Tiãozinho News que estamparam tantos momentos memoráveis.


Objetos como chaveiros, broches, canetas, canecas, adesivos, projetos literários entre outros materiais promocionais que também marcaram ações da Safrater, estavam expostos e fizeram que o público literalmente viajasse no tempo. Um painel de fotos adicionou ainda mais emoção na experiência dos visitantes ao relembrar os fundadores da Casa do Caminho e da Safrater, momentos marcantes como a inauguração da Creche Tiãozinho, a pedra fundamental do Cetecc e sua construção e espaços culturais que foram registrados e que hoje são a realidade de muitas famílias beneficiadas.



Detalhe do primeiro desenho do Tiãozinho feito por Flávio Roberto Motta





Ser Integral

Após percorrer o túnel do tempo relembrando personagens e momentos desses 50 anos os visitantes são convidados a conhecer o conceito do Ser Integral, expressão que temos ouvido muito na construção da Jornada 50+ Safrater.

A Safrater começou seus atendimentos entendendo as necessidades mais latentes daqueles anos 70 na região de Americanópolis, e a construção da Creche Tiãozinho veio atender a essa necessidade das mães que precisavam trabalhar, mães em sua maioria abandonadas pelos parceiros e que não tinham com quem deixar os filhos com segurança.


Logo em seguida, naturalmente, houve a necessidade de orientar essas futuras mamães, foi aí que surgiu o grupo de gestantes que vem dando suporte até hoje as mulheres da comunidade.


A trajetória de atender e acompanhar o crescimento desses bebês e as necessidades que cada idade demanda levaram a construção do Núcleo Tiãozinho, era a oportunidade de dar continuidade nos cuidados que envolvem a formação das crianças, ainda em tenra idade e expostos aos riscos que enfrentam por falta de condições consistentes em seus ambientes sociais.



Nesse ciclo de crescimento, acompanhando cada fase da vida desses assistidos, veio o sonho da Safrater de construir um centro profissionalizante que acolhesse esses adolescentes que vinham do núcleo, e já trilhavam um caminho de educação sólida, lhes oferecendo a oportunidade de cursos profissionalizantes, de forma a estarem mais preparados para o mercado de trabalho. Esse centro profissionalizante se tornou realidade, uma obra premiada e que hoje emerge como um oásis às portas de Americanópolis. O Cetecc oferece cursos profissionalizantes e cada vez mais, por meio de parcerias importantes que se consolidam, multiplica as possibilidades de aprendizado e preparação para o mercado de trabalho.


Essa pequena trajetória de formação educacional, resumida de forma singela, é uma das formas de entender o conceito do Ser Integral e é nesse momento do evento de 50 anos da Safrater que apresentamos algumas fontes de inspiração no uso desse termo. Entre eles, a Pirâmide de Maslow, também conhecida como Teoria das Necessidades Humanas, que foi desenvolvida pelo psicólogo norte-americano Abraham Maslow (1908-1970) para separar, de forma hierárquica, as diferentes necessidades que os seres humanos têm.


A equipe responsável pelo espaço do Ser Integral fez uma maquete da Pirâmide de Maslow para ilustrar com clareza esse conceito.



Na base da pirâmide, estão as necessidades mais urgentes, relacionadas às nossas necessidades fisiológicas. Já no topo, estão as realizações pessoais. Ou seja, de acordo com Maslow, as pessoas só perseguirão as suas realizações pessoais depois de resolver as necessidades relacionadas a fisiologia, segurança, amor/relacionamento e estima.


O Ser Integral e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Outra fonte de inspiração ilustrada pela equipe foram os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs). Esses objetivos são uma agenda mundial adotada durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável em setembro de 2015 composta por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos até 2030.


Nesta agenda estão previstas ações mundiais nas áreas de erradicação da pobreza, segurança alimentar, agricultura, saúde, educação, igualdade de gênero, redução das desigualdades, energia, água e saneamento, padrões sustentáveis de produção e de consumo, mudança do clima, cidades sustentáveis, proteção e uso sustentável dos oceanos e dos ecossistemas terrestres, crescimento econômico inclusivo, infraestrutura, industrialização, entre outros.



Os ODSs já trabalhados pela Safrater:



O Ser Integral, entendido nessa trajetória de 50 anos e adotado como parte da Jornada 50+ Safrater considera que as dimensões física, cognitiva, emocional e espiritual constituem nossa condição humana em constante desenvolvimento por meio de autoconhecimento, formação continuada e reconhecimento de potencialidades.


Dessa forma, a educação assume a missão de propiciar as interações para que cada um e todos vivenciem este processo de desenvolvimento do Ser Humano Integral e Pleno.



Gente que trabalha no desenvolvimento do SER INTEGRAL
Sucesso

Seguimos nosso passeio no evento que celebrou os 50 Anos da Safrater apresentando resultados, mais do que isso, o sucesso de quem abraçou as oportunidades e fez a diferença em suas escolhas.



Essa equipe animada, vibrante e criativa expôs uma série de certificados validando com mérito projetos de educação como o Educando para a Vida – Tiãozinho além dos destaques dos programas Famílias Fortes e o PHAVI, implantados e aplicados no CCA (Núcleo).



Foram expostos troféus do Futsal, que ao longo de 10 anos foi 27 vezes campeão nas diversas modalidades nas categorias masculino e feminino. O professor e orientador socioeducativo Eduardo Canuto expôs também, orgulhoso, as camisas oficias dessa trajetória de conquistas.







O projeto Re-Vestir, que tem como objetivos geração de receita, de renda, formação e capacitação profissional com os projeto Mãos no Pano e Ateliê Solidário Tiãozinho, foram destaque , apresentando alguns de seus produtos.



O momento Sucesso ainda trouxe uma TV com vídeos apresentando um breve

histórico dos ex-alunos que hoje estão em ótimas posições profissionais.


Não temos como mensurar quantas pessoas foram beneficiadas e quantas histórias de sucesso deixaram de ser contadas, nem tão pouco esse sucesso pode ser medido com objetos. Há histórias de gerações que passaram pela Safrater, levando na bagagem valores que mudaram as suas vidas e que vão nortear as futuras gerações.


O mais importante é seguir oferecendo oportunidades e olhares interessados e determinados a transformar as realidades, assim serão construídas muito mais histórias de sucesso.




Os resultados de sucesso também apareceram na área de exatas com a exposição dos troféus, e dos robôs da atividade de robótica.


As equipes de cada espaço caprichou nos detalhes o que deu mais brilho ainda ao evento.

Jornada Safrater 50+

Depois de atravessar o Túnel do Tempo relembrando histórias e personagens, depois de apresentar as inspirações que trabalham o desenvolvimento do Ser Integral e as histórias de um presente de Sucessos é tempo de olhar para o futuro. A Jornada Safrater 50+ é um conjunto de projetos que tem como objetivo manter, aprimorar e ampliar as atividades da Safrater rumo ao desenvolvimento do Ser Integral.


Os grupos de trabalho que estão capitaneando essa jornada vêm apresentando a história da Safrater de maneira ampla, mostrando os resultados, oferecendo oportunidades e tecendo parcerias promissoras para todos os envolvidos. O mundo pós-pandemia só veio acelerar as necessidades que hoje urgem principalmente nas classes menos favorecidas onde a Safrater atua. A experiência de 50 anos aponta agora para as demandas de sermos muito mais protagonistas de um novo contrato social onde devemos todos ser ativos nessas transformações.


A Jornada Safrater 50+ aponta seu foco para temas basilares como: Educação, Tecnologia e Infraestrutura, Geração de Receita e Renda, Alimentação, Saúde e Bem-Estar, Moradia, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Cultura, Esporte e Inclusão e Empregabilidade.



Identidade dos projetos que englobam a Jornada Safrater 50+

O espaço da Jornada Safrater 50 + apresentou os projetos de forma gráfica com displays e tabuleiros decorando a bancada. Todo o material trazia a identidade que foi cuidadosamente criada para esse momento importante em que a Safrater se projeta em busca de fortalecer e criar novas parceiras com benefícios de mão dupla.



Inspirada por devotados trabalhadores que iniciaram essa obra há 50 anos, buscando referências mundiais no desenvolvimento humano e com um corpo gestor capacitado e determinado, os objetivos da Jornada Safrater 50+ são expandir seus programas socioeducativos, desenvolvendo mais pessoas, oferecendo melhores condições e oportunidades e transformando mais e mais vidas!








Ser voluntário

A experiência da visitação ao Evento de 50 anos da Safrater culmina em um momento de registro ao lado de um voluntário mais do que especial. O painel com a ilustração do Tiãozinho convida não somente à selfie, mas principalmente a refletir sobre o exemplo desse trabalhador, seja pelo aspecto espiritual, que já contamos aqui nas edições comemorativas, seja pelo aspecto material, fruto do empenho de tantos trabalhadores incansáveis na construção dessa obra que são exemplo para todos nós.


Foi bonito demais ver a movimentação intensa a frente do painel, antigos e novos trabalhadores repletos de energia, estampada nos sorrisos e nas mãos dadas com Tiãozinho.


Tiãozinho segue inspirando os trabalhos nas mais variadas frentes de auxílio, a sua primeira manifestação trouxe a alegria de uma criança, bem como a franqueza típica dos pequenos, necessária para se cobrar a construção da creche que levou o seu nome, é essa a inspiração que o painel convida a resgatar.

Não basta ter fé, é preciso arregaçar as mangas e trabalhar, seja onde for, seja como for, todos nós podemos deixar a nossa marca na transformação desse mundo para melhor, esse mundo que brilha nos olhos do saltitante Tiãozinho.




Parabéns para Vocês!

O evento que marcou os 50 anos da Safrater foi permeado também por música, a dupla formada por André Luis Silva Carminhola e Ednaldo Andre Melo de Oliveira se apresentaram no pátio do Cetecc com um repertório que fez os convidados dançar. Houve também apresentacão de Rick Garcia cantando uma música criada pela Cia Teatral Casa de Regina e que homenageia seus fundadores. Logo em seguida foi exibido um filme em homenagem a Daniel Martins Sanchez, saudoso presidente da Safrater.


O Presidente da Casa do Caminho Regis Lang e da Safrater Mauricio Medeiros emocionaram os presentes relembrando momentos históricos dessa trajetória de meio século e convidaram ao trabalho olhando para o futuro.




Ainda tinham mais surpresas, juntos os presidentes da Casa do Caminho e da Safrater inauguraram a placa comemorativa dos 50 anos da Safrater, mais que um símbolo, um marco nessa história que vem transformando vidas a gerações. Bem, aí só faltava o parabéns que veio em grande estilo com direito a chuva de confetes.


Agora, enquanto vocês leêm estas páginas, a Jornada Safrater 50+ esta em curso, assim como nos ensinou Tiãozinho, tem hora de comemorar e tem hora de trabalhar duro, de seguir com essa obra que multiplica esperança pelas mãos de todos vocês que nos acompanham, que se superam a cada dia, por isso tudo esse parabéns também é para Vocês!

21 visualizações0 comentário
bottom of page