As necessidades que decorrem das vulnerabilidades sociais exigem ações para além da geração de renda e bens materiais. As ações precisam considerar a prevenção e agravo dessas situações de vulnerabilidade. No que diz respeito ao jovem, é necessário reforçar ações que contribuem para o desenvolvimento da autonomia, do exercício do pensamento crítico, do seu papel em sociedade e de sua autoestima.
Para Laíse, Gerente do CEDESP, no que tange o trabalho realizado pela Safrater por meio de seus projetos e programas, o CEDESP atua tendo como um de seus objetivos garantir oportunidades para o desenvolvimento de potencialidades e capacidades para todos os beneficiários que frequentem o serviço. Nosso comprometimento está alinhado à promoção da justiça social e à melhoria da qualidade de vida de nossos cidadãos.
Quando falamos de mundo do trabalho, inserção no mercado de trabalho e outros temas relacionados, comumente relacionamos ao desenvolvimento técnico de mão de obra, que considera habilidades específicas para a realização de algum trabalho. Contudo, o “mundo do trabalho” passa por um constante processo de mudança, afetando as relações interpessoais no dia a dia.
Muito se fala das Soft skills, mas o quanto realmente estamos comprometidos e empenhados em desenvolver e auxiliar o jovem nesse processo de formação? Trabalhar temas e conteúdos que oportunizam o desenvolvimento de habilidades como autoconhecimento, liderança, inteligência emocional, trabalho em equipe, entre outros, é um processo contínuo e reflexivo, inclusive para a equipe técnica que realiza essas atividades com os jovens.
Pensando nesse cenário de “mundo do trabalho”, temos buscado estar sempre alinhados ao desenvolvimento pleno do indivíduo, considerando integralmente as necessidades do ser. E, para isto, investimos conhecimento, formação e muita dedicação para estruturar os módulos formativos que compõem o CEDESP: Módulo Convívio, Módulo Mundo do Trabalho e Módulo de Formação Inicial Continuada.
CONHECIMENTO, FORMAÇÃO E MUITA DEDICAÇÃO
MÓDULO CONVÍVIO
Neste módulo, trabalhamos a pluralidade dos usuários, sua interação com a família, com a comunidade E com o meio social. Nossas ações buscam o desenvolvimento de competências relacionadas à capacidade de ouvir o outro, de se expressar, à tolerância diante das diferenças, à mediação de conflitos, à construção de consensos, à criação, projeção e assunção de compromissos, priorizando a construção de vínculos e o trabalho coletivo.
As atividades deste módulo ocorrem por meio de encontros, conversações e de práticas relacionadas à escuta, à postura de reconhecimento, ao exercício de escolhas, à experiência de diálogo na resolução de conflitos e divergências e à tomada de decisão sobre a própria vida e de seu grupo.
MÓDULO MUNDO DO TRABALHO
Nesse módulo, trabalhamos com a percepção do que rege a norma técnica do CEDESP, que diz que “o mundo do trabalho é um processo vital e educativo para o usuário”. Isso possibilita a construção da identidade, criando espaços de pertencimento social e ainda auxiliando como organizador de práticas sociais específicas de caráter histórico e cultural.
Nas atividades deste módulo, trabalhamos a identificação do trabalho, suas concepções e suas relações, incluindo as diferenças entre trabalho e ocupação, etapas, processos do trabalho, empreendedorismo, cooperativismo, organização do trabalho e da produção, além do desenvolvimento de competências necessárias às atividades de comunicação, raciocínio lógico e matemático, segurança e inclusão digital.
Ficamos imensamente felizes com os resultados alcançados. Observar e acompanhar o desenvolvimento de adolescentes e jovens ao longo da vida tem um valor inestimável, além de firmarmos o nosso compromisso para uma sociedade mais justa e igualitária.
MÓDULO FORMAÇÃO INICIAL CONTINUADA
Neste módulo, são oferecidos os cursos de Formação inicial e Continuada (FIC), que têm como o objetivo construir com os usuários habilidades, conhecimentos e atitudes necessários para o desenvolvimento de aptidões para a vida produtiva e social.
Os cursos FIC do CEDESP seguem o Guia Pronatec de Cursos de Formação Inicial e Continuada do MEC, tanto para estabelecer a denominação dos cursos quanto para estruturar seus itinerários formativos. Um ponto importante a destacar é que buscamos não restringir a participação do usuário nas atividades do Serviço; não há pré-requisitos, como escolaridade mínima, para frequentar as atividades dos cursos ofertados. Convidamos alguns jovens que passaram pelo CEDESP no último semestre e que ingressaram no Programa de Aprendizagem da Safrater para compartilharem um pouco das suas percepções sobre seu processo formativo.
O QUE ELAS E ELES DIZEM?
Lorena da Costa Santos – 18 anos
“Os temas trabalhados nos módulos de Convívio e Mundo do Trabalho são importantes para obter conhecimentos, desenvolver habilidades novas e interagir com as pessoas. A professora Thaís foi uma pessoa que me marcou bastante porque eu amava conversar com ela sobre tudo. Ela tinha muitos conselhos e muita experiência com a vida e é uma mulher muito inteligente”.
Kayky Gabriel dos Santos – 19 anos
“Os temas que trabalhamos nos módulos do Convívio e Mundo do trabalho são de extrema importância para mim. Sem o que foi ensinado nas aulas, eu não teria chegado onde estou; eles me fizeram pensar muito em coisas que eu não achava importante, mas agora vejo que são. O professor Tiago, do curso de Montador e Reparador de Computadores, me ensinou que vida não é fácil, mas com estudos podemos melhorar. E ele é uma prova disso, sempre estudando para melhor na área dele. Ele me ensinou que com persistência se vai longe.”
Gabrielli Pessoa Silva – 18 anos
Me recordo das atividades em grupo da professora Thaís, ela basicamente mostrava aos alunos o que era união. A professora Thaís sempre explicava o que era um trabalho em grupo, com ela não existia individualismo. Ela me ensinou a abraçar aqueles que tem dificuldades de desenvolvimento e criar empatia pelo grupo.
Tenho como inspiração a Kelly, uma mulher de garra e força, que me ajudou em um tempo desafiador em minha vida. Ela me deu suporte nos momentos que mais precisei, ela trata todos com amor e carinho. Certa vez me falaram: “tem pessoas que se encaixam perfeitamente no que fazem” e ela é uma dessas pessoas. Ela faz seu trabalho com delicadeza e com carinho, sua doçura no olhar revela o amor pelo seu trabalho. Sempre quis estar no programa Jovem Aprendiz. Sou grata a Fabi e à professora Thaís que me ajudou a criar meu primeiro currículo completo.”
Paulo Cesar da Silva – 18 anos
“Eu tive muitos momentos bons no CEDESP que me marcaram. O que mais marcou foram os passeios e as várias dinâmicas que fazíamos aprendendo e nos divertindo. Quando eu entrei no Programa de Aprendizagem foi uma sensação de adquirir responsabilidade, de me sentir importante e de fazer parte de algo maior, algo novo, foi incrível.”
Arthur Pereira dos Santos – 19 anos
“O módulo do Convívio e Mundo do Trabalho foram fundamentais para o meu desenvolvimento profissional em diversos pontos. Por meio das aulas de convívio eu aprendi a interagir e me comunicar mais com outras pessoas, já que as aulas eram em conjunto com outras turmas. Enquanto as aulas de mundo do trabalho me auxiliaram demais, pois eu aprendi sobre como devo me portar, os passos de um processo seletivo desde a montagem de um currículo até a forma ideal de como agir em uma entrevista. Tiveram vários momentos marcantes, porém acho que o que mais me marcou foi a visita ao Museu de Anatomia da USP, que fiz com a turma do Curso Balconista de Farmácia.
Uma pessoa que, com certeza, foi fundamentam durante minha passagem pelo CEDESP foi a professora Gaby pois, além de ser uma ótima profissional, ela também é uma professora muito empática e amiga. E quando ingressei no Programa Jovem Aprendiz, meu sentimento foi de evolução e de que eu era uma pessoa com capacidade de conseguir o que eu queria.”
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