top of page
Buscar
  • Foto do escritorTiãozinho Safrater

As grandes lições que foram passadas em todas as unidades por meio da fraternidade e caridade

ética e cidadania




A oficina de ética e cidadania na Safrater realizou ao longo do último semestre de 2023 reflexões sobre fraternidade e caridade.


Na creche a vivência da fraternidade aconteceu através da reflexão a partir de histórias, músicas e brincadeiras que estimularam as crianças a trabalharem na construção conjunta da árvore do amor, compartilhando o espaço, os materiais e a criatividade, gerando um prazer e satisfação da ação conjunta.


Com as crianças e jovens do CCA , desenvolvemos a consciência de que levamos o nosso tempero para todos os lugares e como ele pode auxiliar ou desequilibrar o ambiente que pertencemos. Questões como: Qual o meu colorido mesmo? Quais os sentimentos que coloco quando realizo as atividades do cotidiano? Qual o meu olhar para alguém que está solitário e como posso ajudá-lo? Como contribuo com a organização do espaço comum? Fofoca é bom pra quem? Todos esses questionamentos permearam as aulas e geraram a percepção do quanto eles já atuam e influenciam por onde passam.


Toda essa reflexão foi expressa através da arte que se transformou nos enfeites da árvore de Natal, demonstrando a alegria, o colorido e o tempero deste grupo. O exercício da caridade foi concretizado num cartão de Natal possibilitando desejarem às famílias da Casa do Caminho Vila Mariana, seus melhores desejos para 2024.


Já no grupo de adolescentes do Cetecc, a caridade foi realizada para o próximo mais próximo. Cada um escolheu uma pessoa que gostaria de agradecer por ela fazer parte de suas vidas.


Um cartão muito caprichado, cheio de arte e cores foi feito, colocado em um envelope, etiquetado com o endereço do remetente e destinatário. O encerramento foi realizado com a saída técnica para o correio, postagem do cartão e comemoração, com direito a esfilhas e refrigerante.

22 visualizações0 comentário
bottom of page