Os jogos são ferramentas que complementam o lazer das pessoas quando em tempo livre. Cada vez mais essas ferramentas de lazer estão presentes também no aprendizado e assim é dado ênfase aos jogos didáticos para a educação na qual diversas estratégias e propostas têm sido discutidas e analisadas do ponto de vista da Didática das Ciências. A utilização do bingo no processo ensino/aprendizagem é uma atividade prazerosa e significativa, pois estimula a participação dos alunos e a interação entre docente e discente. Sempre que o bingo é realizado, os alunos se divertem e revisam o conteúdo ao mesmo tempo. Com o objetivo de promover o desenvolvimento de habilidades de escuta, atenção, concentração, reconhecimento numérico e socialização foi organizado um bingo com as crianças do CCA Tiãozinho. As crianças foram orientadas com as regras básicas do bingo e seu objetivo, logo em seguida foram distribuídas as cartelas para cada criança.
Conforme os números eram chamados, os usuários marcavam em suas cartelas.
Assim como no universo dos adultos há uma expectativa ao longo de cada rodada, eles interagem, torcem, lamentam e vibram de maneira divertida.
O primeiro usuário a completar uma linha horizontal, vertical ou diagonal em sua cartela tinha que dizer: “bingo”. Conferida a sequência era anunciado o vencedor ou vencedora. A atividade foi um sucesso e quem conta são os usuários participantes.
LUCAS RIBEIRO, 10 ANOS
“Gostei bastante, mesmo não ganhando o bingo, eu não me importei, porque o importante é se divertir. Meu amigo ganhou e dividiu comigo e eu gostei bastante.”
ISABELLY BRAGA DE JESUS, 10 ANOS
"Gostei muito de participar e também dos prêmios. Na primeira vez que eu ganhei eu não estava com muitas esperanças mas na segunda vez eu ganhei junto com a minha amiga, nós dividimos os prêmios e demos uma pipa para o nosso amigo."
KAUAN LUCAS, 10 ANOS
“Achei o bingo interessante, porque foi a primeira vez que ganhei e me tremi todo.”
Comments