top of page
Buscar
  • Foto do escritorTiãozinho Safrater

APRENDENDO COM BOLO DE MILHO

cei - creche



Tudo começou com o pedido de uma criança do Berçário II no café da manhã no CEI Tiãozinho: “Eu quero um bolo!” Identificando uma oportunidade de aprendizado a professora Eliane mobilizou o pessoal da cozinha e surgiu a ideia de fazer um bolo de milho com as crianças. A atividade oportunizou falar sobre os benefícios do milho e as diversas maneiras de prepará-lo, bem como trazer a cultura indígena e os alimentos saudáveis cultivados por eles em suas aldeias. A pequena Ana Clara do Berçario II chegou ao refeitório para tomar café da manhã, pediu para as professoras bolo, mas no café da manhã seria servido leite com bolacha água e sal. A professora explicou para ela que não tinha bolo, mas que podiam fazer uma deliciosa culinária de bolo de milho. De volta à sala de aula as professoras fizeram uma roda de conversa falando sobre a importância do milho e seus benefícios. Na sequência foi preparado o ambiente do refeitório para receber as crianças e assim fazer um delicioso bolo de milho.



Os pequenos chefes preparando bolo de milho, atividade que rendeu muitos aprendizados e realizou o desejo de Ana Clara!

A atividade rendeu muito aprendizado, desde a escolha e medidas dos ingredientes, o preparo, o tempo de assar, e tudo com a participação deles.


A alegria da Ana Clara foi contagiante e todos ficaram empolgados para comer o bolo.


Por meio da escuta foi possível desenvolver uma atividade inusitada e saborosa, de acordo com o currículo da cidade, na qual as crianças são protagonistas das suas próprias atividades e o professor (a), se torna mediador para contribuir para seu aprendizado.


3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Kommentare


bottom of page