top of page
Buscar
  • Foto do escritorTiãozinho Safrater

Ainda dá tempo de tomar uma SOPA

Por Regina Cláudia Gonçalves Nutricionista na área Clínica Funcional - CRN3-36.017



Nestes dias frios com baixas temperaturas e por vezes chuva, nosso corpo fica mais suscetível a resfriados e estados gripais. Desta forma, podemos eleger alimentos que nos aqueçam e nos tragam uma sensação de grande bem-estar. Dentre esses alimentos, uma ótima alternativa principalmente para o jantar é uma sopa que, além de impactar nossa temperatura corporal, nos permite um bom aporte nutricional.


E hoje trago como opção esta sopa funcional de tomate e abóbora com gengibre, três alimentos com importantes propriedades para fortalecer nosso sistema imune, além de ervas e outros componentes que trarão sua valiosa contribuição à receita.


Esclarecendo um pouquinho sobre esses nutrientes, o tomate é um fruto rico em licopeno, um antioxidante importante para a prevenção de câncer de próstata e de mamas, além de conter as vitaminas A, do complexo B, C e alguns minerais como potássio, fósforo, cálcio e magnésio.


A abóbora também é fonte de vitaminas do complexo B, vitamina C e E, minerais com o cálcio, ferro, fósforo e potássio e, principalmente, betacaroteno, um antioxidante essencial que combate radicais livres e fortalece nosso sistema imune. Esses antioxidantes do tomate e da abóbora reduzem lesões no DNA das células.


Já o gengibre e seu princípio ativo gingerol, antioxidante e anti-inflamatório, contribui com múltiplos benefícios terapêuticos com ação bactericida, desintoxicante, melhorando o sistema digestivo, respiratório e circulatório, além de ser termogênico e favorecer a queima da gordura corporal. Feitas essas considerações, vamos à receita:


SOPA DE TOMATE COM ABÓBORA E GENGIBRE


8 tomates italianos

500 gramas de abóbora-moranga

2 cebolas (médias) picadas ou em rodelas finas

1/2 cabeça de alho amassado ou picado

1 rodela grossa de gengibre (sem casca)

Sal (marinho) a gosto

Salsa a gosto

Manjericão a gosto

Orégano a gosto

1 colher (café) de Cúrcuma em pó (opcional)

Azeite de oliva extra virgem a gosto


MODO DE PREPARO:

Descasque e corte os tomates (caso não sejam orgânicos, retire também as sementes porque grande parte de agrotóxicos se concentra nelas) e reserve.

Descasque e corte em cubos a abóbora-moranga e reserve. Na panela de pressão, refogue em fogo baixo o azeite de oliva extra virgem, a porção de cebola, do alho e vá acrescentando a abóbora. Após, junte os tomates, o orégano, a cúrcuma, o sal e rale o gengibre. Coloque água o suficiente para cobrir os ingredientes. Feche a panela e deixe cozinhando em pressão por uns 20 minutos. Em seguida, com a panela já sem pressão, liquidifique o conteúdo, o devolva à panela, acrescente salsa picadinha e folhinhas de manjericão e mantenha a sopa cozinhando em fogo baixo até que adquira uma consistência cremosa.

Acompanhamento: torradinhas e queijo ralado (opcional) Bom apetite!

8 visualizações0 comentário
bottom of page