top of page
Buscar
  • Foto do escritorTiãozinho Safrater

Acolhimento, escuta e aprendizado logo no primeiro encontro dos participantes do MOVA 2023

O MOVA – Movimento de Alfabetização de São Paulo é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo e organizações da Sociedade Civil, com a proposta de estabelecer classes de alfabetização inicial para combater o analfabetismo, oferecendo o acesso à educação de forma a contemplar às necessidades e condições dos jovens e adultos.


No dia 6 de fevereiro o Núcleo Tiãozinho recebeu os participantes do MOVA para 2023, promovendo a interação entre grupos, apresentando as propostas visando o protagonisno de todos. O momento de acolhimento é fundamental para proporcionar a abertura de diálogos entre educadores e educandos do MOVA.

Para descontrair os participantes foi utilzada a dinâmica do barbante. No momento da dinâmica os educandos verbalizaram suas expectativas com seu ensino no decorrer do ano, entre suas intenções e palavras de incentivo.

Os educandos se emocionaram ao dialogar sobre seus anseios, e expectativas de aprendizado no MOVA.


Veja como funciona a dinâmica do barbante e como ela facilita a integração de um grupo.

Com o rolo de barbante em mãos, o mediador precisará escolher um lugar no qual todos os integrantes do grupo possam se posicionar em um grande círculo. Para dar início à dinâmica, o facilitador [você] precisa pegar a ponta do barbante e amarrá-la em seu dedo indicador. Então, você se volta para o restante do grupo, dizendo o seu nome e fazendo uma apresentação pessoal. Diga o seu nome, qual a sua formação, com o que você trabalha, alguma informação que você considera importante sobre a sua vida pessoal, como um hobby, a sua comida preferida ou qualquer outra coisa que sentir vontade para compartilhar com aquelas pessoas.



Ao terminar a sua apresentação, jogue o rolo de barbante para qualquer outra pessoa do grupo e incentive-a a, também, amarrar o cordão em seu dedo indicador e a fazer uma apresentação pessoal, da mesma forma como você fez a sua. Mas deixe-a livre para compartilhar as informações que considerar importantes.


E quando essa pessoa terminar de se apresentar, peça que ela jogue o rolo de barbante para outra. A seguinte deverá fazer a mesma coisa, amarrar o barbante no dedo e se apresentar.


Quando todos tiverem terminado suas apresentações, o barbante terá formado uma grande teia no meio do círculo formado pelos integrantes do grupo. Dessa forma, peça para que todo mundo olhe e observe o emaranhado de conexões formadas.


O grande objetivo dessa dinâmica, além de apresentar as pessoas umas para as outras, dentro de um departamento, por exemplo, é promover a interação entre os participantes e melhorar a comunicação interna, de modo a gerar trabalho em equipe, trazendo resultados ainda melhores para a organização.



4 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page