A Páscoa e a expressão em cores na melhor idade
- Tiãozinho Safrater

- 29 de jul.
- 1 min de leitura
NCI - Núcleo de Conviência de Idosos

A Páscoa, tempo de renovação e esperança, ganha um significado ainda mais especial quando celebrada através da arte-terapia com nossos idosos. Nesses momentos de criação, cada um se permite mergulhar em suas memórias, sentimentos e histórias, que se traduzem em cores vibrantes e formas únicas nos ovos de Páscoa desenhados.
Mais do que simples decorações, esses ovos coloridos são verdadeiros tesouros de expressão pessoal. Cada tom escolhido, cada traço, cada detalhe depositado no papel é um símbolo da individualidade de quem o criou. O azul pode representar a tranquilidade, o amarelo a alegria, o vermelho a paixão, ou qualquer outro significado que ressoe profundamente com o artista.
É um privilégio testemunhar a simbologia e a liberdade que os idosos encontram ao colocar suas emoções em cada desenho. O ato de colorir e criar não só estimula a coordenação motora e a cognição, mas, principalmente, promove a autoexpressão, a autoestima e a conexão com o próprio interior. Esses ovos de Páscoa são, portanto, a materialização de sentimentos, memórias e da rica jornada de vida de cada um, celebrando a Páscoa de uma forma única e profundamente pessoal.
Além da Páscoa um mergulho nos sentimentos de muitas memórias e significados













Comentários