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A intencionalidade da leitura literária como prática pedagógica

  • Foto do escritor: Tiãozinho Safrater
    Tiãozinho Safrater
  • 28 de jul.
  • 3 min de leitura

CEI


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A leitura literária na Educação Infantil não deve ser vista como uma atividade pontual ou acessória, mas como uma ação intencional, planejada e integrada ao cotidiano educativo. Quando falamos em intencionalidade, falamos da escolha consciente de obras, momentos e estratégias que favoreçam experiências estéticas, emocionais e cognitivas para os bebês e crianças.


A literatura, ao ser inserida de forma contínua e significativa na rotina, contribui para o desenvolvimento da linguagem oral, da imaginação, da escuta atenta, da ampliação de repertório cultural e da construção da identidade. Ler para as crianças é um gesto de cuidado, afeto e valorização do seu direito de acesso à cultura.


É papel da professora, da equipe pedagógica e da unidade em sua totalidade é criar um ambiente leitor, onde os livros estejam acessíveis, a leitura esteja presente nos diversos momentos do dia e a criança seja protagonista nesse processo. A escolha dos textos, o modo como são apresentados e as conversas que acontecem depois da leitura fazem parte da intencionalidade pedagógica que dá sentido à prática.



A prática da leitura é incentivada também em casa, um convite aos pais terem esse momento junto aos filhos traz inúmeros benefícios.

A leitura literária, portanto, não é apenas um momento de lazer, mas uma ação educativa potente, que convida a criança a imaginar, pensar, sentir e se expressar. Ao planejar a leitura com intencionalidade, o educador garante que essa experiência esteja alinhada aos direitos de aprendizagem da Educação Infantil, como o direito de explorar, conviver, participar, brincar, expressar-se e conhecer-se.


No CEI Tiãozinho a relação das crianças nessa introdução à literatura tem acontecido cada vez mais de forma evolutiva. Ao apresentarem os livros para as crianças pelas educadoras, há uma narrativa no sentido de mostrar o quanto é precioso aquele material, que ali existem histórias, aprendizados, vida. Neste contexto os pequenos aprendem que os livros devem ser tratados com cuidado, o que minimiza cada vez mais episódios de danificação dos livros e amplia a construção de uma relação mais afetiva com os livros. As formações pedagógicas tem trabalhado constantemente no exercício da observação e escuta atenta das crianças nas atividades de leitura, a relação das crianças no ato da leitura revelam muito sobre seus interesses, suas curiosidades e indicam caminhos de continuidade ao aprendizado em todos os aspectos.


Nas reuniões com os pais as equipes pedagógicas incentivam a prática da leitura também no ambiente de casa. A leitura de histórias para as crianças é um dos presentes mais valiosos que os pais podem oferecer. Mais do que um simples passatempo, esse hábito é um pilar fundamental no desenvolvimento infantil, moldando mentes mais criativas, expandindo o vocabulário e, acima de tudo, fortalecendo os laços familiares.


Quando pais e filhos compartilham a magia das páginas, o repertório de palavras da criança se expande de forma orgânica. Elas são expostas a novas expressões, construções frasais e conceitos, o que enriquece sua capacidade de comunicação e compreensão do mundo. A curiosidade é instigada a cada virar de página, convidando os pequenos a explorar novos temas, culturas e conhecimentos. A leitura se torna um portal para o aprendizado contínuo, despertando o o desejo de desvendar mistérios e saciar a sede por novas descobertas.

Além dos benefícios cognitivos, a leitura em voz alta é um terreno fértil para a imaginação. Ao mergulharem nas narrativas, as crianças criam seus próprios mundos, visualizam personagens e cenários, e desenvolvem a capacidade de pensar “fora da caixa”. Essa liberdade criativa é um ativo inestimável que as acompanhará por toda a vida, estimulando a inovação e a resolução de problemas. Contudo, a importância da leitura vai além do intelecto. O momento de ler juntos é uma oportunidade ímpar para cultivar uma relação mais próxima entre pais e filhos. Aconchegados, envolvidos pela história, eles criam memórias afetivas que perdurarão para sempre. Esse ritual de afeto e atenção exclusiva transmite segurança, confiança e a sensação de serem amados. É um tempo dedicado ao outro, onde a cumplicidade se fortalece e o diálogo flui naturalmente.


Ensinar as crianças a valorizar os livros é, portanto, semear um futuro de infinitas possibilidades. É mostrar que a leitura é um refúgio, uma fonte de inspiração e um caminho para o autoconhecimento. Ao incentivarem a leitura, os pais não apenas formam leitores, mas também seres humanos mais completos, empáticos e preparados para enfrentar os desafios da vida com imaginação e sabedoria.


 
 
 

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