top of page
Buscar
  • Foto do escritorTiãozinho Safrater

Dia mundial de Zero Discriminação

cca


O Dia Mundial de Zero Discriminação, celebrado globalmente no dia 1º de março, é uma oportunidade para destacar como todas as pessoas podem fazer parte da transformação e se posicionar em favor de uma sociedade mais justa.

Pensando na importância de se falar sobre esse tema, o Dia Mundial de Zero Discriminação foi uma grande oportunidade de alertar os usuários sobre a necessidade de ações para combater a desigualdade no mundo; conscientizá-los que todas as pessoas são iguais sem estigmas, independente de raça, condição social ou gênero religião, seja na escola, centros de vivencia, locais públicos ou no âmbito social; incentivá-los a fazer parte das lutas por transformação e se posicionar em favor de uma sociedade mais justa.

Os usuários iniciaram a atividade pesquisando sobre a importância dessa data e o que ela representa. Descobriram que essa data foi criada a partir da Lei nº 7.716, de janeiro de 1989 e surgiu para criminalizar qualquer tipo de discriminação, e em maio de 1997 recebeu uma atualização. Após a pesquisa, os usuários criaram panfletos no Power Point abordando o tema. Em seguida imprimiram e fixaram em pontos estratégicos com o objetivo de conscientizar os demais colegas sobre o combate à discriminação.


A partir dessa atividade, os usuários compreenderam que respeitar as diferenças é o pilar para uma sociedade mais justa e igualitária. Aprenderam que a celebração desta data é uma ferramenta relevante na luta por igualdade e respeito às diferenças. Esse dia veio nos conscientizar acerca dos direitos de todas as pessoas, não importando sua origem, idade, raça, etnia, religião, orientação sexual, identidade de gênero, ocupação, peculiaridades, renda, entre outros.


O curta “Dudú e o lápis cor da pele” foi exibido para reforçar a compreensão sobre as diferenças, além de atividades lúdicas com giz de cera.

Todas as pessoas têm direito a uma vida plena, digna e produtiva, longe de qualquer estigma ou discriminação. A data ainda nos lembra que todos merecem ser tratados com respeito, independentemente de quem são. Para proporcionar a igualdade na sociedade, precisamos questionar nossos próprios preconceitos e promover a inclusão em nossas comunidades em todos os âmbitos de nossas vidas. É fundamental ouvir as vozes das pessoas que precisam ser ouvidas, e garantir que suas necessidades sejam atendidas em todos os aspectos, e que seus direitos sejam preservados.


Precisamos refletir sobre ações que possam tornar o mundo um lugar onde todos sejam valorizados pelo que são, sem discriminação ou preconceitos. É preciso compartilhar experiências, ideias e estratégias que promovam a igualdade de oportunidades para todos, sem exceção, e eliminar a discriminação da nossa sociedade.


Juntos, podemos construir um mundo verdadeiramente inclusivo, onde cada indivíduo possa alcançar seu potencial máximo. Por essa razão, trabalhamos este tema com nossas crianças desde muito cedo, para que se tornem cidadãos mais conscientes, justos e autônomos.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page