top of page
Buscar
  • Foto do escritorTiãozinho Safrater

A importância do acolhimento às famílias no início das atividades do CEI Tiãozinho em 2024

cei - creche


O início da jornada de aprendizado para as crianças que são recebidas no CEI Tiãozinho é um momento muito importante para os profissionais da creche e para as famílias dos beneficiários. Uma série de diretrizes e procedimentos fazem parte do processo de integração, os quais são explanados na 1ª Reunião de Pais ocorrida no dia 07/02/2024.


A equipe do CEI recebeu as famílias da comunidade no Espaço Cultural da Unidade. Em seguida, a reunião foi aberta pela diretora Elaine Brandão Couto, que fez a apresentação dos espaços do CEI e de toda a equipe. Um dos aspectos fundamentais dessa reunião é apresentar a missão à qual todos estão comprometidos nessa jornada de cuidados e aprendizados. Isso inclui garantir uma educação respeitosa e de qualidade para todos os bebês e crianças. O comprometimento de todos no cumprimento dessa missão envolve também concepções que comtemplam a educação infantil na perspectiva de construção de aprendizado e bem-estar, favorecendo o desenvolvimento da criança no ambiente escolar, além de garantir o protagonismo infantil , oportunizando a observação, a escuta e a sensibilidade. Todos os espaços do CEI Tiãozinho são pensados para que os pequenos possam experimentar, descobrir e se desenvolver livremente. Essas máximas são apresentadas para aos pais e responsáveis para que eles tenham uma dimensão da importância dessa vivência dentro de uma ambiente construído para proporcionar uma base sólida na jornada de formação do Ser Integral.


Na ocasião, também são apresentados os documentos norteadores referentes às práticas dentro do CEI Tiãozinho, incluindo o Currículos da Cidade - Educação Infantil, Povos Indígenas, Povos Migrantes, Educação Ambiental, PPP (Projeto Político Pedagógico), e a Orientação Normativa de Educação Alimentar e Nutricional para Educação Infantil.


Os aspectos que envolvem a alimentação destinada aos beneficiários são um ponto de destaque. Sabemos que a boa nutrição é fundamental para garantir um bom aprendizado, e na primeira infância esses cuidados são ainda mais determinantes. A proximidade com as famílias é essencial para criar uma relação de confiança e protagonismo da comunidade, que consegue entender mais amplamente o papel da Creche no desenvolvimento educacional das crianças desde a idade mais tenra. Que seja mais uma linda jornada para todos os envolvidos.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page