top of page
Buscar
  • Foto do escritorTiãozinho Safrater

O SETEMBRO AMARELO DA SAFRATER


Amor, Escuta, Família, Empatia e Acolhimento

Atividades em todas as unidades proporcionaram reflexões sobre esse tema tão latente. Com seriedade e leveza é possível falar do assunto

de forma saudável.














Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio 2023

O Dia Mundial da Prevenção do Suicídio (DMPS), comemorad

o anualmente em 10 de setembro, é organizado pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio (IASP) e endossado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O evento representa um compromisso global de focar a atenção na prevenção do suicídio.


O tema do DMPS 2023, “Criar esperança através da ação”, reflete a necessidade de ação coletiva para resolver este problema urgente de saúde pública. Todos nós – familiares, amigos, colegas de trabalho, membros da comunidade, educadores, líderes religiosos, profissionais de saúde, responsáveis políticos e governos – podemos tomar medidas para prevenir o suicídio na Região.



OBJETIVOS


O objetivo geral deste dia é aumentar a conscientização sobre a prevenção do suicídio em todo o mundo. Os objetivos incluem a promoção da colaboração das partes interessadas e da auto-capacitação para lidar com a automutilação e o suicídio através de ações preventivas.


Estes podem ser alcançados através do reforço das capacidades dos prestadores de cuidados de saúde e de outros intervenientes relevantes, de mensagens positivas e informativas dirigidas à população em geral e aos grupos de risco, como os jovens, e da facilitação de uma discussão aberta sobre saúde mental em casa, na escola, no local de trabalho, etc.


Aqueles que pensam ou são afetados pelo suicídio também são incentivados a compartilhar suas histórias e procurar ajuda profissional.



Oficina de artes com o tema Setembro Amarelo rendeu muitas mensagens positivas, cartazes, dança e uma energia que refletiu nos sorrisos. VIDA!















FATOS IMPORTANTES


A taxa de mortalidade por suicídio na Região das Américas tem aumentado enquanto diminuí em todas as outras regiões da Organização Mundial da Saúde; destacando a necessidade urgente de tornar a prevenção do suicídio uma prioridade de saúde pública.


Os suicídios e as tentativas de suicídio têm um efeito cascata que afeta não apenas os indivíduos, mas também as famílias, as comunidades e as sociedades. Fatores de risco associados ao suicídio, como perda de emprego e problemas financeiros, trauma ou abuso, transtornos mentais e por uso de substâncias e barreiras no acesso a cuidados de saúde. A diferença entre os sexos na mortalidade por suicídio é um fenômeno ligado à cultura, o que significa que as expectativas culturais sobre o gênero e o suicídio determinam fortemente tanto a sua existência como a sua magnitude. Além disso, a pandemia de COVID-19 agravou a situação, aumentando a prevalência de problemas de saúde mental e perturbando os serviços essenciais de saúde mental. Outras emergências humanitárias, incluindo a migração, agravadas pela crise climática global, representam uma ameaça significativa para a saúde mental.



O SUICÍDIO PODE SER PREVENIDO!


As principais medidas de prevenção do suicídio baseadas em evidências incluem a restrição do acesso a meios para o suicídio (por exemplo, armas de fogo, pesticidas, etc.), políticas de saúde mental e de redução do álcool, e a promoção de reportagens responsáveis sobre o suicídio nos meios de comunicação social. O estigma social e a falta de sensibilização continuam a ser grandes barreiras à procura de ajuda para o suicídio, realçando a necessidade de conscientização em saúde mental e de campanhas anti-estigma.



Valorizar a si mesmo: uma grande descoberta!

Falar de valorização da vida é um tema para o ano todo, Setembro Amarelo é pontual para prestar mais atenção a este tema. Foram muitas as atividades que trouxeram à tona esse assunto e outros que acabam vindo no “pacote”. Pensando nisso as atividades trabalharam com um leque de objetivos para conscientizar os usuários sobre importância de abordar os problemas emocionais com empatia, dessa forma orientá-los quanto aos sinais e fatores que possam impactar na saúde mental dos indivíduos. Um aspecto importante foi tratar o tema de forma leve, porém esclarecedora, enfatizando a relevância da prevenção do suicídio, quebrando o estigma em torno das doenças mentais que afligem a sociedade. Nas atividades também foi enfatizado que nas unidades da Safrater se proporciona um ambiente de compreensão, apoio e acolhimento para aqueles que precisam, criando um espaço no qual os usuários se sintam à vontade para buscar ajuda caso haja necessidade, sem medos ou julgamentos, de modo que eles não se sintam isolados ou sozinhos.



OFICINA DE ARTES SETEMBRO AMARELO

As oficinas de arte são ferramentas poderosas em todas as atividades, elas levam as crianças e os adolescentes a refletirem sobre a importância da empatia como atitude benéfica para uma boa convivência em grupo, incentiva a abertura para falar sobre os sentimentos, promovendo bem estar emocional, respeito a si e ao outro, dessa forma trabalhando estratégias para combater atos discriminatórios e de intolerância às diferenças.


Foi abordado o tema Setembro Amarelo de forma lúdica com a história “Você é especial“. Em seguida, em roda conversamos sobre o assunto, cada um expôs seu entendimento. A atividade segue para a parte prática, cada criança recebeu papel e um potinho para usar como molde, foi sugerido a confecção de uma flor para decorar um cartaz parte da atividade. As crianças desenharam a flor, pintaram, recortaram, realizaram colagem com bolinhas de papel de seda amarelo. Receberam também uma lâmpada de papel onde decoraram com desenhos e frases positivas com o pensamento de iluminar quem lesse o cartaz, incentivando cada um lidar com suas emoções, buscando empatia e respeito mútuo.



CARTÃO SOLIDÁRIO


Nessa atividade, foi entregue um desenho de coração para cada um, foi proposto que desenhassem a pessoa mais importante. A maioria da turma desenhou algum integrante da família ou amigo, depois foi questionado o motivo de ninguém ter se colocado como uma pessoa “importante“, ressaltando que devemos nos amar e nos cuidar em 1° lugar, para que assim possamos ser seguros em amar os outros.


A dinâmica trouxe para os usuários a importância de se conhecer e reconhecer o momento certo de buscar ajuda, estimular a expressão e diálogo entre família, amigos ou alguém de confiança, trabalhando a prevenção ao suicídio.



Todas as artes a serviço do aprendizado, todos juntos superando os desafios e adversidades com o que cada um tem de melhor.

CARTAZES E DANÇAS


A música e a dança também fizeram parte das estratégias para o tema. Associados a parte lúdica foram confeccionados cartazes, coroas de papel para pintar e recortar, com mensagens de apoio e acolhimento. A música escolhida para a dança foi LIBERDADE de Priscilla Alcântara, com uma coreografia singela foi feita a apresentação para os usuários do CCA.




CAIXA DO DESABAFO


A caixa do desabafo tem objetivo oferecer um espaço para que as crianças possam expressar seus sentimentos expondo seus anseios, perturbações e “apertos”. Com a caixa as crianças podem encontrar por meio da escrita uma forma de ajuda.


A ideia amadureceu na roda de conversa abordando o conceito do Setembro Amarelo, e como a caixa poderia ser um espaço para desabafar suas angústia ou algo que os incomodasse. De forma sigilosa abrimos um espaço de conversa para que possamos ajudá-los.



Florescendo a vida
Uma árvore com flores amarelas e frutos de esperança, assim foi o painel criado pelos jovens do PJA Safrater em apoio à valorização da vida.

Com objetivo de incentivar a campanha Setembro Amarelo na unidade CETECC, os jovens do Programa Jovem Aprendiz criaram e produziram um painel conceitual para chamar a atenção para o Setembro Amarelo. O dia 10 de setembro foi, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a iniciativa acontece durante todo o ano. Atualmente, o Setembro Amarelo® é a maior campanha anti estigma do mundo! Em 2023, o lema foi “Se precisar, peça ajuda!”.


De forma colaborativa e criativa os jovens do PJA Safrater fizeram um painel que consistia em uma árvore com flores amarelas. Simulando frutos, mensagens de valorização a vida foram anexadas e o resultado foi um cantinho “Instagramável” que rendeu boas postagens no Instagram da Safrater!


A divulgação do Setembro Amarelo é de extrema importância, pois essa campanha visa conscientizar a população sobre a prevenção do suicídio, um problema que afeta cada vez mais pessoas em todo o mundo. É fundamental que todos sejam informados sobre a existência de ajuda e suporte disponíveis, bem como sobre a importância de procurar ajuda profissional quando necessário. Além disso, a divulgação do Setembro Amarelo pode ajudar a reduzir o estigma em torno do tema e incentivar a abertura para falar sobre problemas de saúde mental, o que é fundamental para prevenir o suicídio e promover o bem-estar emocional. Parabéns aos Jovens Aprendizes pela iniciativa de divulgar esta campanha tão importante para a valorização da vida.

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page