top of page
Buscar
  • Foto do escritorTiãozinho Safrater

O acolhimento que incentiva a superar os desafios da alfabetização para jovens e adultos no MOVA

mova


Foi dado início no ano letivo de 2024 com o acolhimento dos educandos do MOVA. Esse primeiro contato é fundamental para apresentar o programa, que é especial para essas pessoas que estão retomando seus aprendizados. Nessa reunião inicial, são abordados temas com o objetivo de mostrar o quanto o MOVA é capaz de transformar e ressignificar caminhos.


A alfabetização para adultos que não tiveram oportunidades é de extrema importância. A leitura e a escrita permitem que os adultos assumam maior controle sobre suas vidas, tomando decisões mais conscientes e participando ativamente da sociedade. Isso lhes proporciona mais autonomia e empoderamento. A alfabetização por meio do MOVA abre portas para o mundo da informação e do conhecimento, permitindo que os adultos aprendam sobre seus direitos, deveres e as diversas áreas do saber. Uma vez dominando a escrita e a leitura, as oportunidades de trabalho e renda são potencializadas, aumentando as chances de conseguir um emprego melhor e de aumentar a renda familiar.


A alfabetização é essencial para o exercício da cidadania, permitindo que os adultos se informem sobre seus direitos e deveres, participem de debates e decisões importantes para a comunidade e se engajem em ações de transformação social.


Existem desafios na alfabetização para adultos, como a vergonha, a falta de tempo e as dificuldades de aprendizado. É muito importante ter força de vontade e o apoio da família para superar esses desafios, pois a certeza dos resultados é inquestionável.


A metodologia de ensino do MOVA leva em conta esses desafios e apresenta aos educandos uma proposta que contempla a abordagem de Paulo Freire, educador e filósofo brasileiro considerado um dos pensadores mais notáveis na história da pedagogia mundial.


Os educandos tiveram um panorama desses aspectos e iniciam a jornada do MOVA mais confiantes, com perspectivas reais de acesso à educação de qualidade que certamente os munirá de ferramentas essenciais para o seu desenvolvimento pessoal e social.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page