top of page
Buscar
  • Foto do escritorTiãozinho Safrater

Você sabe o que é Zootecnia?

PJA - Programa Jovem Aprendiz Safrater


Os beneficiários do PJA (Programa Jovem Aprendiz da Safrater) tiveram a oportunidade de desenvolver o senso crítico acerca do meio ambiente e dos animais conhecendo mais sobre atividades relacionadas com responsabilidade social e sustentabilidade por meio da palestra sobre zootecnia. Mas afinal o que é isso? O ramo da zootecnia agrega a agronomia e a veterinária, focalizando assuntos como a produção animal que preza por extrair do animal algo, sejam: bovino de corte e ave de costura (que são separadas para duas vertentes:


  1. consumo da carne,

  2. produção de ovos, leite, mel de abelhas, obtendo foco total na produtividade e auxiliando no agronegócio.


A zootecnia vem desde o amansamento de animais que se iniciou há 10 mil anos, e está em constante evolução, essencialmente com o crescimento exponencial da tecnologia. No Brasil teve sua ascensão principalmente no séc. XX com instituições de ensino e pesquisa.


O palestrante foi Maurycio Takeshi Taneno, graduado em Zootecnia pela Universidade Estadual Paulista - UNESP no ano de 2009. Atuou como Supervisor de Bem-Estar Animal e Rastreabilidade em indústria frigorífica no Rio Grande do Sul e interior de São Paulo. Posteriormente trabalhou como Coordenador de Equipe em creche de cães, voltado a day care, saúde e comportamento animal, liderando a equipe nas atividades diárias.


Em 2014 iniciou os trabalhos na área de importação e comercialização de aditivos para nutrição animal. Atualmente atua como Gerente de Suprimentos, responsável pela compra de todos os produtos da empresa.


Na palestra de Maurycio foram apresentados 3 tópicos de atuação do Zoologista: Produção animal; Gestão de propriedades; Veterinária.


Dentro destes assuntos foram abordados processos, como a integração na lavoura, integração de animais na pastagem, biotecnologia além de criação de softwares para auxiliar na produção e nas pesquisas. Uma pauta explicada pelo palestrante que despertou grande interesse nos espectadores foi a questão de nutrição animal, descobrimos que há uma seleção genética para cada tipo de animal, e que animais que têm o crescimento rápido em períodos curtos não recebem hormônios, mas são selecionados para um tipo específico de ração.

Existe também a manipulação genética, na qual os DNA’s de dois animais bons são unificados para a formação de mais animais como aquele, completando determinado objetivo de características, essa manipulação pode ser feita em laboratório.


O bem-estar do animal é um aspecto fundamental, porque isso transparece no seu comportamento e nos resultados, ou seja, um animal estressado não irá dar bons frutos, porém essas práticas devem ser adotadas não por conta da influência no produto final, e sim porque deve ser garantido menos dor e sofrimento para os mesmos, isso é uma preocupação constante das empresas do setor.


Para os usuários do PJA Safrater ter acesso a esse conteúdo significa ampliar os horizontes de possibilidades, são profissões que muitos não faziam ideia que existia, agora trazem na bagagem essas novas informações e podem ter um leque maior de escolhas profissionais.



Pharmexx visita as unidades da Safrater e termina com bate-papo com jovens do PJA
“Na creche, vimos como as gestantes e mães são apoiadas, permitindo que elas busquem um futuro melhor, sabendo que seus filhos estão em boas mãos.”

A Pharmexx Brasil é uma parceira integrada de soluções para o mercado healthcare, oferecendo vários serviços os quais interagem e geram sinergia: consultoria de efetividade em campo, táticas de go to market, soluções em vendas, engajamento entre outras especialidades no setor. A Pharmexx é parceira da Safrater de longa data, inclusive incentivando o Programa Jovem Aprendiz. No dia 30 de agosto a empresa realizou visita em todas as unidades da Safrater finalizando no CETECC com o grupo de jovens do PJA.


O encontro foi muito enriquecedor, profissionais de diversos departamentos da empresa como comercial, TI, administrativo, RH falaram um pouco da empresa e da importância de os jovens acreditarem e se profissionalizarem. O presidente da empresa Cassio Rossetti trouxe também reflexões desde a estrutura inicial da empresa até o momento atual, bem como aspectos da inserção no mercado de trabalho através da dedicação e profissionalismo.


Uma experiênica de incentivo única para os Jovens Aprendizes da Safrater que ouviram atentamente cada relato dos visitantes da Pharmexx


Agradeço por todo o aprendizado que tive e as pessoas inspiradoras que conheci nesse período, com diferentes histórias e sonhos que me ensinaram diferentes lições importantes para meu crescimento pessoal e profissional.


Bruna Da Col ex aprendiz e atual estagiária da Pharmexx








“Nossa visita à SAFRATER foi uma experiência que tocou profundamente nossos corações. A missão de amparar gestantes, bebês, crianças, adolescentes e adultos com carinho é admirável, e compartilhar essa missão com a SAFRATER tem sido uma verdadeira honra.


Ficamos impressionados com o trabalho incansável da instituição em suas três vertentes essenciais: creche, núcleo e CETECC. Na creche, vimos como as gestantes e mães são apoiadas, permitindo que elas busquem um futuro melhor, sabendo que seus filhos estão em boas mãos. No núcleo, observamos o impacto positivo da educação de qualidade na vida das crianças e adolescentes, preparando-os para um futuro brilhante. No CETECC, ficou evidente como o ensino profissionalizante está verdadeiramente transformando vidas, proporcionando oportunidades que antes pareciam inatingíveis.


Estamos orgulhosos de fazer parte dessa parceria com a SAFRATER e de contribuir para a missão de tornar o mundo um lugar melhor para aqueles que mais precisam. É inspirador testemunhar o trabalho árduo e dedicado da equipe da SAFRATER e o impacto que eles têm na comunidade. Esperamos continuar essa colaboração frutífera e enriquecedora no futuro.”


A ex aprendiz e hoje estagiária da Pharmexx Bruna também esteve presente abordando a importância da dedicação na formação profissional e seu sua experiência de aprendizado no PJA Safrater que culminaram na promoção dentro da empresa e trouxe o seu depoimento: “A Safrater me abriu muitas portas e me proporcionou muitos momentos marcantes durante o período em que o frequentei! A visita que realizei junto a empresa foi de grande emoção pelo reencontro com a instituição que me ajudou a trilhar meu caminho, por onde tive diferentes lutas e conquistas, e me fez chegar aonde estou hoje! Simplesmente, me foi difícil segurar as lágrimas durante todo o passeio ao relembrar dos primeiros passos de minha trajetória.”

6 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page