A alimentação oferecida na Safrater para todos os seus alunos e beneficiários conta com um processo de qualidade rigoroso, começando pelo recebimento dos alimentos, higienização, pré-preparo e preparo.
Até chegar aos pratos dos alunos, há toda uma questão de segurança alimentar envolvida. Verificamos a temperatura dos alimentos, para evitar risco de contaminação e coleta de amostras para assegurar a qualidade dos alimentos que oferecemos.
Na linha de produção, temos diversos profissionais envolvidos, como: auxiliares de cozinha, cozinheiros e a nossa nutricionista que coordena todos os processos, a Mestre Catiane Freitas, que atua a mais de 12 anos na área. O cardápio é pensado para facilitar a aceitação alimentar, atender às necessidades nutricionais e os hábitos alimentares dos alunos.
O mesmo é pautado e composto por todos os grupos de alimentos (carboidratos, proteínas e gorduras boas) que constam no guia alimentar da população brasileira e a oferta sempre acontece em modos de preparo para promover a saúde.
No momento de proporcionar e montar os pratos, todos os grupos alimentares são servidos no mesmo prato, porém, separados por grupos. Assim, fica mais fácil para as pessoas identificarem os alimentos que gostam mais.
No momento das refeições, acompanhamos todos os alunos e após isso observamos de perto todas as crianças com questões alimentares individuais, e aí entra a segunda parte do projeto de nutrição da Safrater, que é fazer educação nutricional com os alunos, atividades pedagógicas, lúdicas, que estimulam os cinco sentidos, de forma que a alimentação seja trabalhada em todo seu contexto biológico, cultural e socioeconômico.
Nesse segundo momento, contamos com o apoio dos estagiários de nutrição da Unicid e da São Camilo, os estagiários têm um plano de estágio com atividades a cumprir. Todos são supervisionados, orientados e acompanhados pela nossa nutricionista, esses estagiários geram coleta de dados, trabalhos científicos, relatórios acadêmicos e levantam perfil nutricional das três unidades da Safrater e elaboram atividades que possa contribuir com as necessidades observadas, com isso, conseguimos contribuir na promoção de saúde de todos os envolvidos, colaboradores, alunos e /ou beneficiários da organização.
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