top of page
Buscar
  • Foto do escritorTiãozinho Safrater

Repensando a educação e as suas relações com a escola que precisamos

cedesp


A turma de Assistente de Secretaria Escolar recebeu, no dia 29 de fevereiro, a Professora Carla Palhavã para discutir as teorias que norteiam a educação no Brasil. A atividade iniciou-se com questionamento ao grupo sobre “Que escola você sonha?”, provocando reflexões de como a escola era feita, o que temos atualmente e como desejamos que seja no futuro.


Foi pontuado com a turma os três pensamentos educacionais que influenciaram e ainda influenciam a educação no Brasil: Tradicional, Nova Escola e Tecnicista.


Utilizando como base a concepção da Nova Escola, a professora apresentou ao grupo o conceito da Pedagogia libertadora - educação como fator de resistência e transformação social, fundamentada nos estudos do Professor Paulo Freire, patrono da educação no Brasil. Também foi discutido com o grupo sobre as reflexões levantadas a respeito do conceito de educação a partir de nossa história, política e autonomia, considerando as grandes influências de teorias estrangeiras em nosso modo de ensinar, e o tempo necessário para que essas influências se adequem. Exemplos disso são as aulas eletivas do novo ensino médio, escolas construtivistas e escolas de tempo integral na rede pública, que ainda estão em processo de adaptação e implementação.


Para finalizar a apresentação, foi exibido o curta-metragem “Reflexões Escola e Trabalho” que abordou a maneira como tratamos e vivenciamos a escola e como isso se reflete em nosso trabalho, dentro ou fora dela.


O objetivo dessa atividade foi promover uma reflexão sobre os processos de construção de concepções de educação e destacar a importância de os profissionais atuantes em unidades educacionais terem pelo menos uma noção de como esses processos ocorrem.

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

コメント


bottom of page