top of page
Buscar
  • Foto do escritorTiãozinho Safrater

Reflexões e novas diretrizes sobre a assistência social na 15ª Conferência Regional de Assistênc

cedesp


No dia 01 de agosto de 2023 aconteceu no CEU Caminho do Mar a Conferência regional de Assistência Social do território do Jabaquara, com cerca de 180 representantes dos quatro segmentos: trabalhadores, usuários dos serviços, poder público e sociedade civil. As conferências de assistência social são instâncias que têm por atribuições a avaliação da política de assistência social e a definição de diretrizes para o aprimoramento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). O evento seguiu a seguinte programação:

  • Credenciamento,

  • Apresentações culturais,

  • Apresentação do regimento interno;

  • Almoço;

  • Divisão dos grupos por eixos temáticos;

  • Retorno ao plenário para apresentação das propostas;

  • Apresentação das moções de recomendação e repúdio.

  • Votação das propostas;

  • Eleição de delegados para Conferência Municipal de Assistência Social.


Representantes do CEDESP Safrater participaram e trazem suas impressões sobre o evento.


Para Kelly Souza, Assistente Social e Técnica do CEDESP Safrater, a conferência regional do território do Jabaquara teve um papel fundamental para avaliação e continuidade dos serviços socioassistenciais prestados no território, ao que se refere às políticas públicas para os atendidos. O espaço avaliativo trouxe à população do território, a oportunidade de refletir, analisar e dialogar sobre os serviços públicos do qual utilizam, identificando e apontando quais melhorias são necessárias aos serviços já ofertados, além de sugestões novas políticas e serviços para suprir as demandas existentes.


Outro ponto levantado por Kelly foi todo o trabalho realizado com os usuários do CEDESP, durante o 1º semestre de 2023. “Durante todo o semestre toda equipe do CEDESP Safrater esteve envolvida na elaboração e realização de atividades informativas e reflexivas, acerca dos direitos sociais e civis dos usuários, bem como a importância da participação no processo conferencial para a melhoria dos serviços e seus impactos no desenvolvimento da comunidade local”. Esse processo foi tão importante e de sucesso, que Kelly destaca que “pela primeira vez, tivemos usuários de nosso serviço participando da Comissão Organizadora da Conferência Regional do Jabaquara e, também, a minha participação como delegada eleita pela plenária, representando os trabalhadores do território na Conferência Municipal e, posteriormente, também eleita para Conferência Estadual de Assistência social”.




2 visualizações0 comentário

コメント


bottom of page