cca
O mês de setembro foi para a equipe do CCA e do CETECC uma oportunidade de tecer aprendizados múltiplos. As equipes das duas unidades dialogaram sobre planos e estratégias que podem oferecer aos usuários novas visões de mundo, promovendo oportunidades de ler o mundo de acordo com suas vivências e saberes.
A tarefa de ler e interpretar o mundo pode ser muito mais interessante quando podemos, com muito cuidado, fazer o exercício da observação.
Trazendo esse olhar, foi promovido um processo de integração entre as duas unidades para possibilitar que os usuários percebam continuidade com maior fluidez. A Safrater tem usado o termo Ser Integral, que faz parte dos valores da OSC (Organizacão da Sociedade Civil) que tem como pilar a promoção de programas socioeducacionais, visando o acolhimento e o desenvolvimento desse Ser Integral e da Família, tendo como base primordial o conhecimento transformador, oferecendo meios e oportunidades para sua autonomia e capacitação para o exercício pleno da cidadania e da fraternidade.
Quando integramos as equipes do CCA e do CETECC promovemos um olhar amplo sobre as necessidades de que a ponte de aprendizado entre os dois deve ser percorrida na formação desse Ser Integral. Quando o pré-adolescente chega em idade de terminar o seu ciclo no CCA essa “ponte” para o CETECC já deve estar claramente sinalizada para que ele possa seguir em sua formação pessoal e profissional, com mais chances de adquirir ferramentas e habilidades para seu futuro.
Para pavimentar essa ideia de continuidade entre aqueles que fazem esse processo acontecer, nada melhor que um ambiente de cultura e saber. Os orientadores e orientadoras das unidades visitaram o Museu da Língua Portuguesa observando e lendo cada exposição do jeito de cada um, com a história de cada um e, sobretudo com a expectativa de levar algo novo para sua unidade.
Essa experiência mostrou que apesar de trabalharem com diferentes idades, podem fazer o exercício de leitura juntos, como deve ser o pensamento de todos na SAFRATER.
Comments