Buscar
  • Tiãozinho Safrater

Padaria Escola Tiãzinho

Acompanhamos a formatura da 1ª turma com água na boca


O Projeto Padaria Escola Tiãozinho já é realidade e segue com perspectivas de ampliação. Seu objetivo é oferecer aos participantes das comunidades apoiadas pela Safrater, capacitação, qualificação profissional, oportunidades de geração de renda e apoio para inserção no mercado de trabalho.




Nesse projeto, os alunos

têm acesso aos cursos de profissionalização aprendendo os ofícios de padeiro, confeiteiro e sorveteiro, e estarão aptos

ao mercado de trabalho. Além disso, estão previstos cursos de aperfeiçoamento em salgados

e bolos, entre outros, que permitirão a geração de renda na própria comunidade.


A 1ª Turma formada em Curso de Fabricação de Salgados

Fomos acompanhar os primeiros formandos dessa turma inaugural da Padaria Escola Tiãozinho. Utilizando como sala de aula a cozinha do Cetecc, a professora do Senai Vera Izeppe ministrou o Curso de Salgados para uma turma de 20 alunos com idades variadas. De 2 a 19 de agosto, eles aprenderam a fazer 16 tipos de salgados assados e fritos, tudo detalhado etapa por etapa, tendo as medidas corretas para evitar desperdícios e com dicas valiosas para se tornarem profissionais.



Para Mara Regina, uma das alunas formadas, o que mais surpreendeu no curso foi a clareza das explicações e a apostila didática que facilitou a compreensão da fabricação dos salgados, ela que já tinha uma certa experiência em confeitaria frisou que o curso agregou muito. “Eu achava que sabia de tudo, mas percebi que o aprendizado na área de confeitaria nunca termina”, afirma.


Parcerias que colocaram fermento nessa ideia


Graças à parceria entre a Informa Markets, Senai e Safrater esse projeto já está dando resultados. A Informa Markets é uma empresa que conecta pessoas e mercados por meio de soluções de audiência, conteúdo digital especializado, feiras de negócios, eventos híbridos e inteligência de mercado. Foi na FISPAL 2022, evento referência no setor da indústria de alimentos, bebidas e embalagens organizado pela Informa Markets, que a Safrater teve a oportunidade em junho deste ano, de ter um estande apresentando o projeto Padaria Escola Tiãozinho.

O Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) dispensa maiores apresentações, sua missão é promover a educação profissional e tecnológica, a inovação e a transferência de tecnologias industriais, contribuindo para elevar a competitividade da indústria brasileira.



A dinâmica do curso se reflete na movimentação da cozinha, os alunos prestam atenção nas orientações da professora Vera e literalmente colocam a mão na massa. Ela conta que essa experiência foi muito gratificante.



“Uma turma muito empolgada,

determinada, interessada, queriam

aprender sempre, muito organizados.

Eles não são os mesmos depois do

curso, viram uma nova perspectiva

de trabalho e renda que esse curso

proporciona, pois 80% dos produtos são possíveis fazer em casa sem necessidade de equipamentos específicos”.







Paulo Silva de Oliveira, integrante dessa 1ª turma do Curso de Fabricação de Salgados, que não tinha experiência nenhuma conta que o que mais surpreendeu foram as receitas muito bem explicadas. “Desde a compra dos ingredientes até as medidas exatas para não jogar nada fora, e os salgados que mais gostei foram o pão de queijo e pão de batata”, diz.


Essa turma trazia perfis bem diferentes, mas todos estavam muito empolgados por estarem se formando. Quem já tinha alguma experiência ganhou ainda mais bagagem e quem nunca tinha se aventurado na cozinha já estava apto para impressionar com a família e amigos. Os cursos ministrados na Padaria Escola Tiãozinho são certificados pelo Senai e além dos temas relacionados à produção, haverá outros cursos para dar bases para comercialização de produtos.


Até o fim do ano de 2022 serão 80 pessoas formadas e com capacitação para oferecer suas habilidades no mercado de trabalho ou mesmo em seu próprio negócio. E no ano que vem tem muito mais. Fique ligado nas novas inscrições!

13 visualizações0 comentário