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Os desafios daadaptacão de crianças, famílias e colaboradores

  • Foto do escritor: Tiãozinho Safrater
    Tiãozinho Safrater
  • 28 de abr.
  • 5 min de leitura

CEI - Creche Tiãozinho




Muitos rostinhos novos, outros já conhecidos, mas todos recebendo o acolhimento para uma nova fase da vida.

O mês de fevereiro traz uma característica em comum em todas as unidades de Safrater é tempo de receber novos beneficiários e rematricular aqueles que darão continuidade aos seus estudos e convivências. No CEI Tiãozinho, os preparativos começam bem antes, com a preparação da equipe. Normalmente, novas professoras chegam e são apresentadas ao grupo, conhecem a estrutura e toda a dinâmica da creche. Para entender melhor todos esses importantes preparativos que envolvem o início das atividades, fomos conversar com a Coordenadora Pedagógica da Creche Tiãozinho, Carla Reis de Castro. Ela conta que os meses de fevereiro e março são dedicados às adaptações do corpo docente, das crianças e das famílias. São etapas que começam com o acolhimento, com a criação e fortalecimento dos vínculos afetivos. Mães e crianças que estavam acostumadas com uma professora precisam conhecer outras novas, e isso tudo é feito com muito cuidado.




“Aspectos de alimentação precisam ser levados em consideração, pois tem bebês que ainda estão mamando, outros têm algumas resistências e precisam se adaptar à alimentação da creche.”

Existe a etapa do desfralde das crianças que é acompanhada com o maior cuidado, as adaptações aos horários e espaços da creche, são muitas novidades para as crianças e famílias que são acolhidas pelos profissionais da creche durante esse período de adaptação. Ao final do mês de março, já começa a haver um fluxo mais tranquilo, as rotinas vão se estabelecendo e os vínculos afetivos e de confiança naturalmente vão se fortalecendo. O choro e as resistências dos bebês e crianças já diminuem, eles vão se adaptando também com as alimentações, que é um fator muito importante.” Carla conta que a questão da alimentação é um trabalho que começa com a conversa com as mães e a observação da nutricionista responsável e suas auxiliares que acompanham os almoços. Assim é possível identificar o que eles aceitam, o que rejeitam e como introduzir a alimentação balanceada que é pensada para essa fase da vida deles. No caso dos bebês que ainda estão em fase de amamentação, é agendado um horário para que as mães possam vir à creche e, em um ambiente adequado, conseguir amamentar seus bebês.


Antes de avançar, Carla sinaliza que é preciso voltar um pouco para falar sobre o acolhimento e preparativos para receber e preparar a equipe de colaboradores da Creche, que aconteceu nos dias 3 e 4 de fevereiro. Foram dois dias dedicados à formação e organização pedagógica, nessa ocasião são apresentadas as diretrizes fundamentais e que devem ser do conhecimento de todos, são mostrados os espaços externos e internos da estrutura da creche, como eles serão organizados e usados ao longo do ano e é escrita a carta de intenção. Essa carta é um documento redigido por cada professora e define metas e objetivos a serem alcançados durante o período. Esse documento é revisitado ao longo do processo, pois, conforme as professoras vão avançando, outros objetivos podem surgir.


A importância e as funcionalidades dos “cantos pedagógicos.”

Além de toda essa parte organizacional e técnica, Carla disse que nesse encontro inicial ela sempre traz um texto para reflexão, ou um vídeo inspirador, que serve como forma de abrir um diálogo, integrar as equipes e sobre como o trabalho será conduzido no ano. Carla destaca que nesse segmento da educação com as crianças a observação e a escuta são ferramentas cada vez mais poderosas, por meio delas é possível traçar novos objetivos com intencionalidade e acelerar os aprendizados com muito sucesso.


As famílias também são acolhidas e fazem uma visitação monitorada na creche. É importante que os recém-chegados saibam como ela funciona, os ambientes, os cantinhos destinados a cada atividade, o refeitório, as professoras e colaboradoras que vão acompanhar seus filhos nessa fase. É um momento de construir confiança e apresentar os compromissos firmados por todos para que os bebês, as crianças, famílias e profissionais da creche tenham uma experiência construtiva.



Livros de referência que são apresentados às professoras e que fazem parte da jornada de aprendizado das Crianças no CEI Tiãozinho.
Livros de referência que são apresentados às professoras e que fazem parte da jornada de aprendizado das Crianças no CEI Tiãozinho.

Um dos aspectos fundamentais nessa relação de confiança que se constrói com as crianças e as famílias nesse período é a organização dos espaços. Carla destaca as “salas referências”, que são os espaços em que cada grupo de crianças fica. São nessas salas que eles são recebidos e apresentados aos novos aprendizados representados pelos “cantos pedagógicos”. A construção desses cantos pedagógicos é um trabalho de observação e escuta atenta das professoras de cada sala. São apresentadas várias materialidades para as crianças em cantos das salas, essas materialidades são objetos lúdicos ou mesmo da natureza que vão fazer parte das descobertas e aprendizados das crianças. Uma vez inseridas nesses cantos pedagógicos, elas manifestam as mais diversas reações verbais e corporais, usando a imaginação de forma livre. A partir de uma observação e escuta atenta das professoras, esses cantos vão sendo reconstruídos a cada dia, para que haja uma continuidade nas descobertas utilizando as materialidades que despertaram mais interesse nas crianças e introduzindo outras. São sinais por vezes sutis, mas que, ao serem trabalhados com maior profundidade, aceleram o desenvolvimento de forma surpreendente.



Salas referência e cantos pedagógicos: pela observação e escuta atenta, o aprendizado é feito seguindo indicati-vos das crianças.
Salas referência e cantos pedagógicos: pela observação e escuta atenta, o aprendizado é feito seguindo indicati-vos das crianças.














Nas salas de aula são apresentados os cantos de leitura, esses são fixos e priorizados nos processos de aprendizado, com obras especialmente direcionadas para essa faixa etária. Existem outros cantos preparados para as crianças que apresentam outras materialidades, como elementos da natureza, materiais não estruturados, que são objetos que não têm uma forma definida e que permitem que as crianças criem suas próprias brincadeiras, materiais recicláveis, materiais de largo alcance, que são aqueles que ficam ao alcance das crianças. Cada proposta traz um caminho de aprendizado constante.


O trabalho de preparação para o começo das atividades das creches no início do ano é orquestrado para que todos os agentes envolvidos possam fazer da melhor maneira o seu trabalho. Professoras, famílias, crianças, gestores e colaboradores passam por essas etapas de acolhimento. Juntos visam criar os laços de confiança, afinal, são bebês e crianças que estão sendo cuidados, e precisam receber essa atenção de forma plena para que as famílias fiquem seguras para poderem trabalhar, cuidar de seus afazeres com a certeza de que seus filhos estão em boas mãos. Como já destacamos, a escuta é a ferramenta mais valiosa para que essa jornada tenha sucesso e essas crianças possam ter o desenvolvimento esperado até ingressarem em outra etapa de aprendizado.


A creche é um espaço privilegiado para o desenvolvimento integral das crianças, onde elas podem explorar, brincar, interagir e aprender por meio de atividades lúdicas e educativas oferecidas. Elas estimulam o desenvolvimento das habilidades cognitivas, sociais, emocionais e motoras das crianças.

Além disso, a creche promove a autonomia, a criatividade e a curiosidade das crianças, preparando-as para as próximas etapas de aprendizado. O objetivo final é criar um ambiente onde as crianças se sintam felizes, seguras e amadas, e onde as famílias se sintam tranquilas e confiantes em deixar seus filhos. Todas essas premissas são contempladas para que a Safrater continue fazendo a diferença nas comunidades onde atua, trabalhando diurnamente para o desenvolvimento do SER INTEGRAL e uma sociedade mais digna e justa.


Tipos de materiais usados nas atividades de aprendizado das crianças


Exemplos de materiais não estruturados que estimulam a criatividade das crianças.
Exemplos de materiais não estruturados que estimulam a criatividade das crianças.



Exemplos de materiais orgânicos da natureza, que fazem parte das descobertas nos cantos pedagógicos.
Exemplos de materiais orgânicos da natureza, que fazem parte das descobertas nos cantos pedagógicos.

 
 
 

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