top of page

Nas quadras do CCA Tiãozinho

  • Foto do escritor: Tiãozinho Safrater
    Tiãozinho Safrater
  • 14 de mai.
  • 4 min de leitura

CCA



A importância das atividades esportivas que alimentam sonhos e formam cidadãos mais disciplinados.

O esporte na infância transcende a simples atividade física, tecendo uma rica tapeçaria de aprendizados que moldam o caráter e preparam as crianças para os desafios da vida. Ao ingressarem no universo esportivo, os pequenos são introduzidos a valores fundamentais como a disciplina, essencial para a evolução em qualquer área, e o respeito, tanto pelos colegas de equipe quanto pelos adversários e regras estabelecidas.


As competições, inerentes ao esporte, oferecem um laboratório de experiências valiosas. A vitória ensina sobre o mérito do esforço e a alegria da conquista, enquanto a derrota, por sua vez, planta a semente da resiliência, da capacidade de aprender com os erros e de buscar a superação. Essa dualidade de resultados forja indivíduos mais equilibrados, capazes de lidar com as inevitáveis oscilações da vida futura, seja no âmbito profissional, pessoal ou social.


Os aprendizados no esporte infantil, portanto, vão muito além das habilidades motoras. Eles constroem um alicerce sólido de ética, perseverança e inteligência emocional, impactando positivamente a formação de cidadãos mais conscientes, colaborativos e preparados para enfrentar as complexidades do mundo.


Meninos e meninas treinam futsal e aprendem também valores do esporte que levarão para a vida adulta.



























Na Safrater, o esporte está presente em todas as unidades, com destaque especial para o CCA, onde os times de Futsal do Tiãozinho fazem história em competições de diversos níveis. Fomos conversar com o orientador de educação física e treinador dos times de Futsal do CCA Tiãozinho Eduardo Canuto para saber como funcionam essas atividades com as turmas.


TN: Qual é a importância das atividades esportivas para as crianças nesta fase da vida?

Eduardo: A importância é dar oportunidade para as crianças de ter esse contato com o esporte, principalmente com o futsal, porque ele é o carro-chefe, a equipe do Tiãozinho tem tradição nesse esporte.


O grupo mais forte do futsal, voltado para as competições, treina no período noturno, já durante o dia os treinos são feitos para os iniciantes. Durante esses treinos, nós observamos os rendimentos dos participantes e, se algum deles se destaca e está dentro da faixa etária, eles são convidados a participar do grupo de competição.


TN: Como são organizados e desenvolvidos os treinos para os iniciantes?

Eduardo: Os beneficiários são divididos em grupos de faixa etária e por períodos.


Na parte da manhã, os treinos são para os meninos dos 7 aos 11 anos, em seguida dos 11 aos 13 anos e depois o treino das meninas dos 7 aos 13 anos.


TN: Como você tem visto a participação das meninas nos treinos?

Eduardo: As meninas têm tido cada vez mais interesse no futsal, nós já disputamos campeonatos importantes com elas, como a Liga Nescau, em que ficaram em 3º lugar, também foi disputado o Circuito Esportivo, uma competição grande de São Paulo, em que terminaram em 4º lugar.


Hoje, a nossa dificuldade é montar uma equipe feminina dentro de uma categoria de idade válida para as competições. Temos atletas de 13 anos que se destacam e outras de 10 anos também, mas não dá para formar uma equipe com tanta diferença de idade, então estamos trabalhando para formar um time que tenha número suficiente de atletas da mesma idade e nível competitivo.



TN: Além do futebol, como são as outras atividades esportivas?

Eduardo: No CCA, nós temos a atividade de iniciação esportiva que engloba basquete, handebol, vôlei, atletismo, além de jogos e brincadeiras que envolvem dinâmicas esportivas. Como a proposta sugere, nós não nos aprofundamos muito nas questões dos fundamentos, aquela coisa mais rígida, passamos de uma forma lúdica onde eles têm as noções básicas de cada modalidade esportiva.


No período da tarde, aqui mesmo no CCA, o professor Cícero tem feito um trabalho com a prática do tênis. Ele trabalha no Monte Líbano e já treinou a Bia Haddad, uma atleta de elite desse esporte, que mandou até um vídeo para a turma que treina com o Cícero. Então é mais uma oportunidade para essas crianças da comunidade se inspirarem e terem acesso ao esporte e poderem fazer suas escolhas na modalidade que mais lhes desperta interesse.


TN: Além dos benefícios do esporte, tem também outros aprendizados que são exemplos para a vida, não é mesmo?

Eduardo: Sim, eu tenho o contato mais próximo com as equipes nos campeonatos, muitas vezes a gente vai de transporte público, então sempre tenho oportunidade de chamar a atenção com relação ao respeito e às posturas deles. A maioria dos esportes tem o contato físico e é inevitável uma falta mais dura. Nessa hora, é preciso separar as coisas para nada ir para o lado pessoal, bem como a questão de ganhar e perder que o esporte ensina. Estamos aqui aprendendo, cada competição traz um aprendizado maior que ganhar ou perder, e isso vale para a vida deles.


TN: E como estão os preparativos para os campeonatos?

Eduardo: Hoje temos 2 categorias, a sub 11, que é dos iniciantes, e outra dos de 15 anos, que é a mais competitiva. No dia 26 de abril é a estreia no Circuito Esportivo, uma competição que abrange toda São Paulo. Nesse campeonato, a equipe do Tiãozinho sub 13 já foi a vice-campeã entre 56 equipes. Chegamos com um nome já respeitado, mas há muitas equipes fortes que temos pela frente.


Disputamos também a Liga Sul, que é ainda mais desafiadora, pois muitos atletas são federados, acordam e vão dormir treinando!


As meninas disputaram a Copa Gatorade há dois anos e logo de cara pegaram o time de meninas de base do Corinthians. Foi um jogo duro para elas, mas é aprendizado, é parte da construção de um time. O importante é que estamos nessas disputas e procuramos sempre fazer o melhor!





























 
 
 

Comments


Sociedade de Amparo Fraterno Casa do Caminho -  SAFRATER

(11) 2537-6492 / 5084-9058 

Cel e WhatsApp

(11) 99971-7334

  • LinkedIn Safrater
  • Instagram Safrater
  • Facebook Safater
bottom of page