mova
Apesar das oportunidades de alfabetização para jovens e adultos por meio de programas como o MOVA, existem muitas barreiras para serem vencidas rumo a um índice de alfabetização satisfatório. As dificuldades de acesso aos programas pelas pessoas são muitas, seja por causa de seus horários de trabalho que não permitem frequentar as aulas, seja pela dificuldade de transporte e principalmente pelo preconceito e vergonha.
A falta de reconhecimento social ainda traz a ideia de que a alfabetização de jovens e adultos é vista por muitos como algo “atrasado” ou para pessoas com menor capacidade intelectual, o que gera um estigma e desmotiva as pessoas a buscarem esse aprendizado.
É preciso desmistificar essas distorções e trazer a luz a importância da alfabetização para jovens e adultos, incentivar e dar condições para que essas pessoas concluam essa etapa de aprendizado é um compromisso de todos. A Metodologia MOVA resume a trajetória de Paulo Freire no campo da alfabetização de adultos, à qual incorporou não só o letramento e a conscientização, mas, igualmente, a necessidade de associar o aprendizado da cultura letrada e do cálculo à cidadania, ao trabalho, à geração de emprego e renda e aos Direitos Humanos. O MOVA Safrater, assim como todos os seus programas socioeducacionais, têm transformado vidas provando que nunca é tarde para aprender e manter os sonhos vivos.
O MOVA Safrater tem trabalhado seriamente para dar condições para que jovens e adultos possam integrar esse movimento de alfabetização com sucesso. As aulas são no período noturno, assim os os beneficiários não comprometem seus trabalhos, os professores do MOVA são experientes e com didática capacitada para esse perfil, além do material necessário para as aulas é oferecido uma refeição. A Safrater por meio de suas unidades proporciona experiências de aprendizado muito alêm das salas de aula, visitas externas, contato com crianças e jovens, passeios, atividades culturais, palestras de diversos temas de interesse comum entre outras dinâmicas enriquecedoras.
Os beneficiários que completam o MOVA Safrater tem ainda a oportunidade de se inscrever em cursos de capacitação profissional e geração de renda promovidos pelo CETECC. Programas do CEDESP abrangem interessados de 15 à 59 anos, as possibilidades de salto para uma nova vida são reais.
Histórias emocionantes já foram protagonizadas no MOVA Safrater, é preciso levar para as ruas em alto e bom som que o movimento de alfabetização é a oportunidade de reparar anos de isolamento social.
Existem muitas histórias de sucesso no MOVA Safrater, em julho de 2023 fizemos uma edição especial com depoimentos emocionantes como o do Sr. José Marinho de 92 anos, que não conseguia fazer depósitos bancários, nem pix, também não usava celular. Após entrar no Mova, ele já lê vários livros, inclusive um dos livros preferidos dele é “Pedagogia do oprimido”, de Paulo Freire. Por meio do MOVA ele conseguiu também ingressar no curso de Comunicação, do CETECC.
Existem muitas questões pessoais que devem ser levadas em consideração e que precisam de sensibilidade para serem superadas, foi o caso de um jovem de 18 anos que ingressou no MOVA , ele era o mais novo e sentia vergonha em meio a pessoas mais velhas, ao longo das aulas ele foi sendo acolhido pelo grupo e se sentindo mais à vontade. Conforme o aprendizado vai dando um alicerce de conhecimento para a pessoa que está estudando, os benefícios aparecem claramente, não só no aspecto de poder ter a liberdade de ler e escrever, mas a inclusão que essa nova condição proporciona.
A Safrater tem divulgado em seus canais de comunicação oportunidade de vagas para o MOVA, aqui no Tiãozinho News, nas redes sociais e com cartazes nas unidades. O desafio tem sido fazer essa oportunidade chegar aos que mais necessitam, a própria condição do interessado não permite que ele entenda, a mensagem se tornará mais eficaz por meio de agentes interlocutores que informem às pessoas nas comunidades sobre o movimento de alfabetização que existe perto de sua casa, de forma gratuita e com uma série de benefícios reais. Cabe a todos nós que temos posse dessa informação preciosa, e que também estamos envolvidos e comprometidos com a OSC e seus objetivos socioeducacionais, incluí-la na nossa fala pública, assim podemos ter mais sucesso no preenchimento dessas vagas disponíveis.
Essa atitude figura como a prática da caridade, se temos uma informação que serve para o desenvolvimento moral e social de nossos semelhantes, é nossa obrigação divulgá-la. A alfabetização de jovens e adultos é um desafio complexo que exige a mobilização de diversos atores sociais e nós somos parte disso. Ao superarmos esses desafios, estaremos contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva. Confira abaixo as informações detalhadas sobre o MOVA Safrater e divulgue em suas redes.
Comments