top of page
Buscar
  • Foto do escritorTiãozinho Safrater

Histórias de Sucesso por meio dos Cursos realizados no CETECC


Lucas Alves Cardoso, 21 anos, morador do Jardim Prudência sempre estudou em escola pública nas redondezas do Americanópolis e conheceu o CETECC através de indicação de uma prima que já havia feito curso na Instituição.

Após realizar o curso CFC de fevereiro a julho de 2020, conseguiu sua primeira oportunidade para ingressar no mercado de trabalho através do Programa Jovem Aprendiz Safrater em setembro do mesmo ano. Como jovem aprendiz da 2N Engenharia passou pela experiência do primeiro emprego e com ele a vivência corporativa de 1 ano de contrato com jornada de 6horas na unidade Morumbi-Palácio dos Bandeirantes. Sabendo do potencial do jovem habilidoso e responsável conseguiu uma vaga de auxiliar de TI em fevereiro de 2021 na própria Safrater dando sequência a seu currículo. Objetivando crescer na área de TI e desenvolver-se como profissional Lucas enquanto trabalhava realizou outro curso no CETECC de manutenção e reparo de computadores que expandiu ainda mais seus conhecimentos, como comenta:


“O curso possibilitou novos conhecimentos dentro do dia- a-dia no trabalho, toda curiosidade virou fonte de renda, quero ir ainda mais além com minha faculdade e meus conhecimentos em programação.”

Atualmente Lucas desempenha suas funções na Instituição como colaborador e é um exemplo para outros jovens que assim como ele almejam ingressar no mercado e ter crescimento profissional. Lucas confidenciou que também vem atuando no mercado de investimentos: “Mesmo com toda dificuldade nunca deixei de sonhar e correr atrás dos meus objetivos”, acrescenta.





DEPOIMENTO SOBRE A EXPERIÊNCIA DE UMA JOVEM APRENDIZ. MANOELA REIS SANTANA COSTA - PJA

A minha jornada de inserção no mercado de trabalho teve como ponto de partida o Projeto Jovem Aprendiz (PJA), disponibilizado pelo Cetecc. Antes disso, eu não tive a oportunidade de interagir de uma forma tão direta com a responsabilidade e ambição por trás dessa jornada de trabalho.


Foi em meados de agosto de 2022 que fui admitida em uma ótima empresa, que possui uma parceria com o Cetecc. Em um sistema organizado, eu fui desenvolvendo minhas habilidades práticas e aprimorando meus conhecimentos semanalmente, em um caminho que, por enquanto, alcançou o seu décimo mês de êxito. O PJA garante que o jovem entre 14 e 24 anos tenha a possibilidade de começar com a sua independência financeira de uma forma tranquila e deleitosa afinal, saber que não preciso acertar toda tarefa na primeira tentativa me torna mais confiante quanto a realizar a mesma, visto que está nítido o processo de aprendizagem. Fui muito bem recebida não só por meus colegas de emprego da empresa, como por aqueles que me acompanham toda terça-feira, em uma das turmas do Jovem Aprendiz. Junto da professora Priscila, desenvolvemos a comunicação, criatividade, trabalho em equipe... E, bem, considerando a minha timidez, isso é realmente útil.


Adentrar no mercado de trabalho como jovem aprendiz é uma oportunidade maravilhosa. É como subir alguns degraus sólidos e sentir que você está, de fato, crescendo. Tudo o que é ensinado é usado não só no seu emprego, como na sua vida. A sensação segura de ir crescendo aos poucos permite ampliar os seus horizontes e se tornar ambicioso. Independente da área que você gostaria de seguir, é uma experiência que lhe agrega na sua trajetória profissional.



Adriano em 2017

Pelos caminhos da Safrater


Adriano da Silva Junior fez o CAJ1 no CETECC em 2017, seguiu fazendo outros cursos que foram trazen-do outras perspectivas e possibilidades e, hoje, já está atuando no mercado de trabalho. Ele conta um pouco dessa experiência que mudou sua vida.


“Olá, meu nome é Adriano e venho trazer um pouco da minha experiência na transição para o mercado de trabalho. Minha adaptação por meio dos cursos foi algo promissor e me ajudou a evoluir bastante, tendo como professor o Sérgio. Ele me indicou rumos com os devidos conselhos /orientações para seguir adiante. No ano de 2017/18 iniciei o curso de CAJ com foco no desenvolvimento ético e moral. Em seguida, com o professor Rafael, tive a oportunidade de cursar informática e explorar meus conhecimentos por meio da computação. Saí do CETECC em 2019, tendo cursado CAJ, EVENTOS, INFORMÁTICA e ADM.


Meu primeiro emprego foi algo que, já procurando e me esforçando bastante, eu

não conseguia, por conta do exército - eu estava na lista de espera para saber se seria dispensado ou não. Mesmo não tendo um contrato profissional, busquei trabalhos freelancers como entregador, montagem/desmontagem de eventos, ajudante de pedreiro, barbeiro e confeiteiro, área na qual atuo hoje no mercado de trabalho.




Quando os estudos complementares fazem toda a diferença nas conquistas do primeiro emprego.











Os cursos CAJ, CFC e CEDESP têm sido fundamentais em minha trajetória profissional. Graças a eles, pude adquirir conhecimentos e habilidades que agregaram valor ao meu currículo e abriram portas para diversas oportunidades. A dedicação e comprometimento com cada um desses cursos me proporcionou um diferencial no mercado de trabalho, possibilitando o crescimento e o desenvolvimento da minha carreira. Além disso, pude conhecer profissionais da área e ampliar minha rede de contatos, o que também contribuiu para minha evolução profissional. Esses cursos foram verdadeiros investimentos em minha jornada, e sou grato por todo o conhecimento adquirido. Tenho plena convicção de que essas experiências foram determinantes para o meu sucesso profissional até o momento e continuarei buscando aprimorar meus conhecimentos e habilidades, novos desafios e conquistas.”



Das salas de aula para mercado profissional, muito esforço e determinação marcaram as conquistas até aqui.



Uma longa jornada que exige determinação


A trajetória ao primeiro emprego é um momento crucial na vida de qualquer indivíduo que está ingressando no mercado de trabalho. Nessa jornada é preciso dar importância a uma base educacional sólida até a busca por experiências relevantes e aprimoramento constante. Lembramos que essa trajetória pode ser desafiadora mas, com dedicação, perseverança e a busca por oportunidades, é possível alcançar o tão almejado primeiro emprego. Seja por meio de estágios, cursos, programas de trainee ou contatos profissionais, é importante manter-se atualizado sobre as exigências do mercado e buscar sempre aprimorar suas habilidades.


Acreditamos que, ao seguir essas dicas, você estará mais bem preparado para enfrentar o mercado de trabalho e buscar, com sucesso, o primeiro emprego. Lembre-se de aproveitar cada experiência como uma oportunidade de aprendizado e crescimento, pois a trajetória profissional é uma jornada contínua de desenvolvimento.


Portanto, mantenha-se focado, estabeleça metas e não desista diante dos obstáculos. Com determinação e dedicação, você estará mais próximo de conquistar seu primeiro emprego e dar início a uma promissora carreira profissional. Assim, desejamos a você muito sucesso nessa jornada em busca de um futuro próspero no mercado de trabalho.


As experiências preparatórias adquiridas por meio dos cursos de CAJ, CFC e o CEDESP são um caminho promissor para quem busca uma carreira sólida e de sucesso. Essas formações proporcionam habilidades e conhecimentos essenciais para atuar de forma eficiente e eficaz no mercado de trabalho. Ao adquirir essas certificações, o profissional se destaca pela sua capacitação técnica, se tornando apto para enfrentar os desafios e demandas do setor. Além disso, esses cursos proporcionam uma ampla rede de contatos, o que pode abrir portas para novas oportunidades e parcerias. Portanto, investir no desenvolvimento profissional por meio desses cursos é uma escolha inteligente para quem deseja alcançar o sucesso e se destacar em sua área de atuação.



Adriano, auxiliar de confeiterio - 2023



5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page