top of page
Buscar
  • Foto do escritorTiãozinho Safrater

EXPLORANDO TEXTURA COM MACARRÃO

cei - creche


A primeira infância é um tempo valioso de exploração e descobertas. Pode parecer comum para os adultos, mas sons, cheiros, gostos e toques são novidades para a criança.

Ela vai aprendendo a sentir, a ver, a ouvir o que está em sua volta. Por isso, tudo pega, põe na boca, aperta, cutuca, vira e revira nas mãos. É assim que ela aprende.

Na Creche Tiãozinho, as experiências sensoriais aparecem em todo o momento. As propostas com tintas, pincéis, canetas, sementes, palitos, colas coloridas e brilhantes, diferentes tipos de papéis estão presentes no cotidiano da Educação Infantil.


Conhecer coisas ásperas ou lisas, duras ou moles, quentes ou frias, sentindo com suas próprias mãos, faz parte do desenvolvimento cognitivo, linguístico, social e também emocional. Isto norteia principalmente os trabalhos nas aulas de Artes na escola.


Nessa experiência sensorial, o objeto escolhido foi o macarrão, e os pequenos foram convidados a descobrir a massa livremente. Depois, aprenderam a manuseá-la.


A vivência teve como objetivo aprimorar o processo criativo e, com o olhar atento e a intervenção das professoras, as crianças não só exploram, mas passam a criar com os itens apresentados. A experiência, além de possibilitar a organização espacial e temporal das crianças, oferece oportunidades de expressão, de criação e de observação artística. É assim que elas vão elaborar, construir e reconstruir pré-requisitos para uma boa evolução da comunicação e da coordenação motora, o que será muito importante no processo de alfabetização.




2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page