top of page
Buscar
  • Foto do escritorTiãozinho Safrater

Experiência profissional na prática!

Conheça todos os detalhes do evento organizado pelos usuários do CEDESP Safrater


A cobertura de um evento do qual todos nós fazemos parte

Um exemplo de como os usuários dos Cursos do CETECC fazem acontecer na prática o que aprendem.

Com um mercado de trabalho cada vez mais competitivo e exigente, aprender com profissionais atuantes na área e adquirir experiência na prática são quesitos obrigatórios. Os cursos oferecidos pela Safrater na unidade do CETECC cumprem essas exigências. Os professores são profissionais experientes que levam ao conhecimento dos usuários o que há de mais atual em cada área de atuação. No dia 30 de março, fomos acompanhar uma atividade prática do Curso de Eventos que desafiava os usuários a criarem uma festa infantil nostálgica com o tema do Tiãozinho.


A área de eventos tem uma ampla gama de atuação. A pessoa que escolhe essa profissão pode atuar em produção cultural, turismo, relações públicas, produção cênica ou marketing, entre outras áreas que envolvem adquirir conhecimentos e habilidades para criar cronogramas dos projetos, campanhas de divulgação dos eventos, captação de recursos, ética no relacionamento com fornecedores e gerenciar as diferentes fases do processo de organização de um evento, etc. E tudo isso deve ser focado na prática.


Trabalhar com eventos exige uma excelente gestão de pessoas, recursos e tempo, tanto que os voluntários já vinham preparando esse acontecimento há semanas, envolvendo o trabalho de equipes com perfil de habilidade para cada etapa do processo de idealização e produção. São tantos detalhes que precisam receber atenção que fica difícil listar prioridades, pois tudo deve ser orquestrado de forma precisa, e sim, lidar com imprevistos também deve ser uma habilidade de quem quer se formar em eventos.




Um dia antes a montagem do evento já estava em ação


Visitamos o palco no pátio do CETECC um dia antes do evento. Ali uma grande movimentação acontecia, com muita gente indo de um lado para o outro cuidando principalmente da decoração, ornamentos para transformar o espaço, balões, toalha e enfeites para a mesa principal e, também, organização das cadeiras e mesas dos convidados. Esses por sua vez foram os pais dos usuários, que receberam convites feitos pela equipe de eventos. Afinal, nada melhor do que a família conferir se estão aprendendo a fazer acontecer. Enquanto a equipe de organização e decoração trabalhava duro na área onde ia acontecer o evento, outra equipe usava as instalações da cozinha do CETECC para cuidar de um aspecto crucial: os comes e bebes. Salgados, doces, bebidas, docinhos e bolo são básicos no cardápio de um evento. Os serviços de buffet que envolvem chefe de cozinha, maître e garçons são parte desse complexo trabalho de equipe que deve funcionar de forma organizada em cada etapa para não comprometer o produto final. Certamente você já deve ter participado de um evento e os comentários mais ouvidos no pós-festa são com relação ao que foi servido, sejam positivos ou negativos, então todo cuidado nesse quesito é imprescindível.



O DIA DO EVENTO


Eis que chega o grande dia, e assim que entramos já lembramos de outro aspecto fundamental para o sucesso de um evento: a música que contagia e embala os convidados, a equipe de animadores e animadoras, equipamentos de áudio e vídeo que atendam o espaço de forma harmoniosa. Todos esses aspectos foram contemplados nessa atividade prática, cada equipe cuidou desses detalhes e tudo foi monitorado de perto pelos orientadores socioeducacionais. Os convidados eram recebidos por uma equipe de recepção e encaminhados para serem acomodados nas mesas, uma área reservada para o evento simulou a entrada de um salão de festas devidamente decorado seguindo a identidade escolhida para a ocasião. A equipe do buffet uniformizada de forma elegante já circulava com as bandejas fazendo os primeiros serviços, na cozinha outra equipe trabalhava célere no preparo de salgadinhos, lanches e bebidas seguindo a ordem para servir o salão. Isso tudo é pensado, cada momento de um evento tem sua particularidade e os organizadores devem contemplar essa ordem para proporcionar aos convidados uma experiência marcante. O salão logo está tomado com clima de evento a todo vapor, vozerio ecoando e garçons circulando entre as mesas que estão coloridas de sabores. No sistema de som é anunciado uma atividade recreativa exaltando o tema Festa Infantil Nostálgica, e os convidados são convocados a participar. Logo se forma uma roda no pátio onde a animadora conduz a organização da brincadeira. Pouca gente deve lembrar, mas se ouvir a música vai ter na memória a melodia dos Escravos de Jó, uma brincadeira de roda que estimula os reflexos e exige muita atenção. A animação é garantida, os jovens que aderem à brincadeira enchem o ambiente de energia e trazem ainda mais brilho.



O serviço de buffet é um dos

aspectos mais importantes em

um evento, são diversos detalhes

que não podem deixar de ser

observados pela organização

para não comprometer o todo







Quem participa do evento como convidado não imagina a correria de tudo que acontece nos bastidores, fluxo de garçons recolhendo os copos, pratos e guardanapos das mesas, na cozinha recebem e já separam para o descarte ou limpeza, outros voltam com bebidas para o salão, a música segue conduzida pelo operador de som, logo chega a hora do parabéns e novos pratos e talheres precisam estar prontos. A mesa do bolo é de encher os olhos, o pessoal da organização caprichou e os convidados estão ansiosos para provar os docinhos e o bolo. Na frente da mesa, a decoração relembra temas clássicos que marcaram gerações, muitos dos personagens fizeram parte da infância dos pais dos que hoje organizam esse evento, e isso traz uma lembrança afetiva emocionante, é um dos ingredientes que fazem o evento ser marcante, uma experiência sensorial para os participantes. Para esses usuários do curso de Eventos essa é uma experiência inesquecível. É já estar trabalhando na prática observando e vivenciando a dinâmica de um evento complexo no qual eles têm acesso a todas as etapas, identificam onde podem atuar, como podem desenvolver ou aprimorar suas habilidades, vislumbram as possibilidades que o mercado de eventos pode trazer, a partir dessa prática escolher novos cursos específicos, mesmo antes de ingressar na faculdade, e por muitas vezes, fazendo os cursos certos e se aplicando, logo estarão trabalhando em suas áreas.


Este é um exemplo de prática por meio dos cursos promovidos no CETECC. Existem outros cursos que também oferecem experiências profissionais, ministrados por orientadores socioeducacionais que atuam na área, cursos livres durante a semana e cursos aos sábados para atender a demanda de diversos perfis, cursos ministrados também por professores do SENAI como o de Padeiro ou de Salgados, curso de Excelência no atendimento entre outros que impulsionam pessoas para o mercado de trabalho, tudo isso gratuitamente e em uma estrutura equipada.


A cobertura desse evento é um retrato das oportunidades que estão disponíveis para as pessoas das comunidades que a Safrater atende. É também uma pauta de resultados práticos que comprovam que, com educação séria e empenho de pessoas comprometidas, é possível transformar vidas e o futuro de milhares de pessoas. É ainda um convite para que todos que acompanham essa e outras edições, sejam jovens, orientadores socioeducacionais, voluntários, doadores ou empresários sigam participando desse trabalho. Afinal, somos todos engrenagens vivas, produzimos eventos incríveis todos os dias, assim é importante levar a luz aos nossos esforços para aquilo que podemos mudar e isso está acontecendo. Vamos todos juntos!






3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page