top of page
Buscar
  • Foto do escritorTiãozinho Safrater

Educação financeira em pauta

Como o Excel pode ser uma ferramenta poderosa para as crianças aprenderem desde cedo a organização financeira

Foi na sala de atividades de informática que as crianças tiveram contato com o Microsoft Excel, um programa de planilhas que é ferramenta essêncial em unânime em diversas empresas. A atividade teve o objetivo de conscientizar as crianças e os adolescentes sobre a importância do planejamento, para que possam desenvolver uma relação equilibrada com o dinheiro, conscientizá-los também sobre as reais necessidades e desejos de consumo, auxiliar nas tomadas de decisões relacionadas às suas finanças, aprender a traçar metas de maneira que consigam alcançá-las por meio de hábitos financeiros saudáveis, permitindo que se tornem cidadãos responsáveis e realizados.


As crianças aprenderam como fazer as quatro operações básicas da matemática no Microsoft Excel. Em seguida aprenderam a organizar dados em planilhas e fazer cálculos usando fórmulas e funções simples de modo a auxiliá-los com controle de gastos do cotidiano. Depois dessa etapa, criamos planilhas com números aleatórios para que pudessem calcular. Desta maneira, as crianças e os adolescentes puderam utilizar uma ferramenta interativa permitindo várias possibilidades sem perder o lúdico, a interação, a colaboração e a socialização.



“O Excel vai me ajudar na minha vida financeira, seja nos meus ganhos, gastos ou o que estou devendo, e também me ajudar a repensar melhor como gastar meu dinheiro, para não gastar apenas com coisas “bestas”, comprando apenas o que for mais barato.


Rikelme Da Silva De Oliveira / G6 Tarde

5 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page