top of page
Buscar

Dia de feira no CEI Tiãozinho

  • Foto do escritor: Tiãozinho Safrater
    Tiãozinho Safrater
  • 2 de ago. de 2024
  • 2 min de leitura

cei - creche


Com os objetivos de introduzir os conceitos de alimentação saudável, melhorar a aceitação das refeições por parte das crianças e explorar texturas, cores, cheiros e sabores dos alimentos, foi realizada uma atividade enriquecedora com as crianças.

No mês de abril foi realizada uma proposta com a intenção de passar os conceitos de alimentação saudável, destacando a importância da introdução de frutas, verduras e legumes nas refeições. As turmas do Mini Grupo II C e D participaram experiência. Primeiro foi proposta uma roda de conversa sobre a importância de uma boa alimentação para o crescimento saudável das crianças. Em seguida foi feita uma leitura do Livro “Mamãe me levou à feira”. Durante a leitura, foram mostradas ilustrações de diferentes frutas, verduras e legumes, e a partir daí as crianças foram questionadas se já conheciam aqueles alimentos. Após a leitura, foi simulada uma ida à feira, as crianças foram levadas ao local onde são armazenados os alimentos frescos que chegam todas as terças-feiras na unidade escolar.


A experiência foi mesmo de ir à feira, as crianças fizeram uma imersão no conhecimento de frutas e legumes, tocando, sentindo o cheiro, as formas e cores tão diversas dos alimentos da natureza.

Os alimentos foram apresentados um por um, permitindo que as crianças os tocassem, cheirassem e observassem de perto. A reação das crianças ao verem as frutas, legumes e verduras foi de puro entusiasmo e curiosidade. Seus olhos se arregalaram e muitos começaram a apontar e falar os nomes dos alimentos que reconheciam. Ao tocar os alimentos, o entusiasmo foi maior ainda. Algumas crianças pegaram os alimentos com cuidado, enquanto outras os manusearam com mais vigor, explorando suas texturas e formas. Houve muitos comentários sobre como os alimentos eram “macios”, “ásperos”, “lisos” ou “duros”. O cheiro dos alimentos também despertou grande interesse; algumas crianças levaram os alimentos ao nariz para sentir seu aroma, fazendo expressões de surpresa, foi um momento muito rico. Como não poderia deixar de ser, para tornar a experiência ainda mais rica, foi preparada uma salada de frutas, as crianças participam de todo o processo e depois saborearam o resultado com alegria.


Receita para conquistar o paladar das crianças e introduzir frutas as vezes rejeitadas por elas.


Muitas crianças não gostam de mamão e outras frutas. Então se liga nessa receita que ensina a fazer uma salada de frutas simples e que mistura o sabor das frutas. Com essa receita não dá nem para sentir o gosto do mamão. O segredo é cortar as frutas em cubos bem pequenos para os sabores se misturarem”.

Anote o preparo:


INGREDIENTES

3 bananas

Meio mamão formosa

3 maçãs

1 cacho de uva sem caroço

Meio abacaxi

3 laranjas seleta


MODO DE PREPARO

  1. Descasque e pique todas as frutas bem pequenininhas, menos a laranja.

  2. Faça um suco com as laranjas.

  3. Misture todas as frutas e despeje o suco da laranja por cima da salada. Sirva gelada.


A salada de frutas é uma fácil e prática de sobremesa. Re-frescante, a receita é uma opção para os dias mais quentes ou para um lanche rápido no verão. Se quiser dar uma incrementada, saiba como preparar uma salada de frutas com leite condensado.

 
 
 

Commentaires


Sociedade de Amparo Fraterno Casa do Caminho -  SAFRATER

(11) 2537-6492 / 5084-9058 

Cel e WhatsApp

(11) 99971-7334

  • LinkedIn Safrater
  • Instagram Safrater
  • Facebook Safater
bottom of page