top of page
Buscar
  • Foto do escritorTiãozinho Safrater

Celebrando o Dia da África


No dia 25 de maio, é comemorado o dia da África, também conhecido como Dia de Libertação da África. A data celebra o 60º aniversário da Organização da Unidade Africana (OUA), substituía em 2002 pela União Africana.


Criada em 1963, a OUA foi a primeira instituição continental pós-independência de diversos países africanos. Ela representa a busca de vários povos do continente por união desenvolvimento, democracia e liberdade, contra a colonização europeia.


Para celebrar essa importante data o Grupo 4 do CCA promoveu atividades com o objetivo de valorizar a própria identidade cultural e as diferentes culturas, interessando-se por aprofundar cada vez mais os conhecimentos sobre o modo de vida, saberes e fazeres em tempos e espaços diversos. Cada vez é mais latente abordar a importância e valorização da cultura negra dentro do ambiente educativo, criando espaços para manifestações artísticas que proporcionem reflexão crítica da realidade e afirmação positiva dos valores culturais negros pertencentes a nossa sociedade. Somos o país que tem a maior população de origem africana fora da África.


A atividade contou com o estudo da origem das máscaras africanas, elas são elementos culturais de extrema importância para os diversos povos que integram a África, sobretudo para os países da região subsaariana, localizada ao sul do deserto do Saara.


São muitos os tipos, significados, usos e materiais que compõem essas peças, sendo que um mesmo povo pode ter várias máscaras diferentes.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page