top of page
Buscar
  • Foto do escritorTiãozinho Safrater

Ações solidárias, ensinamentos valiosos e os significados além da PÁSCOA


Alegria de transformar e ser transformado por meio das oportunidades de estudos.

Almoço de Páscoa


Além do chocolate e do coelho, o Almoço de Páscoa promovido pelo CCA trouxe reflexões sobre a construção coletiva e o compartilhar.

A Páscoa é um feriado cristão que celebra a crença na ressurreição de Jesus Cristo. No Novo Testamento da Bíblia, o evento é dito ter ocorrido três dias depois que Jesus foi crucificado pelos romanos e morreu por volta de 30 DC. O feriado conclui a “Paixão de Cristo”, uma série de eventos e feriados que começa com a Quaresma — um período de 40 dias de jejum, oração e sacrifício — e termina com a Semana Santa, que inclui a Quinta-feira Santa (a celebração da Última Ceia de Jesus com seus 12 apóstolos, também conhecida como “Quinta-feira Santa”), Sexta-feira Santa (na qual A crucificação de Jesus é observada) e o Domingo de Páscoa. Apesar das decorações e ovos de chocolate, o significado da Páscoa relembra um momento muito sério em sua essência.


‘Pessach’

Ilustração de Moisés levando o povo hebreu para a Terra Prometida fugindo da escravidão no Egito

Significa saída, passagem, esperança, no sentido de superar a escravidão.


Lembrançinha personalizada com a marca individual de cada beneficiado.

Ele celebra a crença dos cristãos no poder divino de Jesus e a esperança de que a perda leve a algo novo. Isso não significa que é tudo tristeza, mas a Páscoa definitivamente exige alguma reflexão solene entre os cristãos praticantes.


Na tradição judaica, a Páscoa acontece a partir do momento em que os israelitas se libertam da escravidão dos egípcios. Não é fácil precisar datas, já que os registros arqueológicos são escassos. É possível situar o período de escravidão próximo ao século 13 antes de Cristo, na época do reinado do faraó Ramsés 2º (1279 a 1213 a.C.).


Na Bíblia, o livro do Êxodo (o segundo no Antigo Testamento) é tradicionalmente atribuído a Moisés. Relata o período da escravidão dos hebreus, a saída do povo do Egito e a peregrinação rumo a Canaã, a chamada Terra Prometida. O texto é recheado de passagens que contam o sofrimento do povo sob o jugo egípcio.

Daí se tem uma definição da Páscoa: saída de uma definição de escravidão em busca de liberdade. Por isso que o termo hebraico ‘Pessach’ significa saída, passagem, esperança, no sentido de superar a escravidão.


Para as crianças do CCA o significado do Almoço de Páscoa é muito mais, a experiência de pertencimento e confraternização.


-“Eu gostei muito por aprender o verdadeiro sentido da Páscoa, das atividades da semana e também por ganhar os ovos de chocolate!” Karen Gomes, 10 anos ( CCA - grupo 4 - tarde)

Pensando em convidar a uma relfexão sobre esse sentido maior da Páscoa, no dia 6 de abril foi promovido no CCA uma almoço com o objetivo de conhecer o significado desta data por meio de uma vivência.


Partindo do ponto de vista de cada um, foram abordados temas sobre o sentido da Páscoa e em seguida foi proposto a confecção de lembrançinhas onde foi escolhido um desenho, cada usuário decorou de forma individual e de acordo com suas escolhas. Ao final da atividade, todos ganharam um bombom e celebraram com um almoço delicioso com direito a mesa decorada representando a última ceia cristã.





No desenvolvimento da atividade foi possível trabalhar valores como solidariedade, caridade, respeito ao próximo e a importância da consciência participativa para a construção de uma sociedade melhor.









A paz está em nossas mãos


Comemorando os aniversariantes do mês com um tema mais do que relevante em qualquer tempo



A comemoração dos aniversariantes do mês é uma tradição de longa data na Safrater, já fizemos uma matéria especial sobre a importância dessa festividade na 1ª edição deste ano, em cada mês é escolhido um tema que embala as atividades socioeducacionais. No dia 16 de abril aconteceu a celebração dos aniversariantes do mês com o tema “A paz está em nossas mãos”.


Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), o significado da cultura de paz é:


“Uma Cultura de Paz é um conjunto de valores, atitudes, tradições, comportamentos e estilos de vida baseados: no respeito à vida, no fim da violência e na promoção e prática da não-violência por meio da educação, do diálogo e da cooperação; no pleno respeito e na promoção de todos os direitos humanos e liberdades fundamentais; no compromisso com a solução pacífica dos conflitos; nos esforços para satisfazer as necessidades de desenvolvimento e proteção do meio ambiente para as gerações presente e futuras; no respeito e fomento à igualdade de direitos e oportunidades de mulheres e homens; no respeito e fomento ao direito de todas as pessoas à liberdade de expressão, opinião e informação; na adesão aos princípios de liberdade, justiça, democracia, tolerância, solidariedade, cooperação, pluralismo, diversidade cultural, diálogo e entendimento em todos os níveis da sociedade e entre as nações; e animados por uma atmosfera nacional e internacional que favoreça a paz.”


“Eu gostei das atividades da paz, pois fiz as pombas brancas que a representam.” Maria Eduarda Rodrigues - 10 anos (grupo 4 tarde) “Foi importante essa atividade pois aprendemos que respeitar as pessoas nos trará mais paz.” Manuela Costa - 9 anos (grupo 2 tarde)

Não é pouca coisa para se refletir e principalmente para se colocar em prática no nosso dia a dia, assim a atividade proposta buscou uma integração e aproximação entre as crianças e o CCA, compartilhando nossas alegrias com outras pessoas, mostrando a importância da paz na convivência em grupo, trabalhando cooperativamente através do diálogo e da paz, além de trazer para a luz o cultivo da paz no seio da família.












Foram realizadas diversas atividades integrativas com a divulgação dos 6 pilares da Cultura de Paz: Respeitar a vida, rejeitar a Violência, Ser Generoso, ter uma escuta Sensível (escutar para compreender), preservar o Planeta e Ser Solidário. Durante a festa, todos se divertiram com brincadeiras e dinâmicas, tendo liberdade de expressar quem somos e o que queremos, como pensamos e como sentimos, ao final, como não poderia faltar em qualquer aniversário, teve lanche com pizza, refrigerante e bolo.


Mais do que ovos de Páscoa, a multiplicação de afetos que envolvem, fortalecem e energizam os laços de todos nas obras sociais da SAFRATER


Um gesto de solidariedade pode marcar positivamente a vida de muitas pessoas. Foi pensando nisso, que a Cacau Show, maior rede de chocolates finos do mundo, faz pelo terceiro ano consecutivo a Páscoa do Bem, ação de doação de Ovos de Páscoa para ONGs, empresas de serviços essenciais, comunidades vulneráveis e hospitais. Ao todo, foram 1 milhão de ovos, que representam mais de 80.000 quilos de chocolate e somam mais de R$ 20 milhões. A Safrater esteve entre as organizações beneficiadas e distribuiu os Ovos de Páscoa doados para usuários de todas as unidades e também para orientadores socioeducacionais e colaboradores, foi uma verdadeira multiplicação de afetos, pois mais do que chocolate essa ação aquece o coração de todos que fazem parte da Safrater.


Essa e todas as doações feitas pela empresa são realizadas via Instituto Cacau Show (ICS), uma organização social sem fins econômicos ou lucrativos que oferece gratuitamente em diversas localidades do município de Itapevi, em São Paulo, atividades educacionais, esportivas, culturais e de formação para crianças e adolescentes.










Safrater recebeu este ano uma doação de 1.608 ovos de Páscoa da “Cacau Show” que foram distribuídos no CETECC, no CCA e na Creche.




Foram também contemplados todos os funcionários da Safrater e da Casa do Caminho, conseguimos presentear os participantes dos cursos de sábado do Núcleo e do CETECC, ao total foram entregues 1608 ovos. Foram momentos muito emocionantes proporcioandos por essa ação, todos ficaram muito felizes. Para os assistidos das diversas comunidades atendidas pela Safrater é muito importante esse gesto, serem lembrados em uma data comemorativa e receber um presente assim, chocolates tão gostoso que enchem a alma de calor, muitas das famílias não tem condições de compra um ovo de Páscoa para seus filhos e com essas doações foi possível trazer esse significado de pertencimento, assim nos resta agradecer de todo o coração Cacau Show por esse carinho sem igual.

98 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page