top of page
Buscar
  • Foto do escritorTiãozinho Safrater

“É hora, é hora é hora é hora…” A importância dos ANIVERSARIANTES DO MÊS


A SAFRATER tem uma tradição, há muitos anos, que é comemorar em suas unidades os aniversariantes do mês. Desde a década de 80, com a gestão de Milton Medeiros e a colaboração mais do que especial de sua esposa, Dona Thereza, eram feitas festinhas especiais para as crianças e adolescentes que faziam aniversário.


Tinha bolo, presentinho, parabéns, confraternização, apresentação de mágicos, malabaristas, momentos únicos que muitas famílias nunca haviam proporcionado às crianças. Hoje, mesmo depois de muitos anos, essa tradição permanece e fomos acompanhar, em ritmo de carnaval, como foi a celebração dos aniversariantes do mês de janeiro e fevereiro no CCA.


Afinal, o que significa a palavra ANIVERSÁRIO?

Sorrisos que dizem tudo sobre pertencimento

A palavra “aniversário” vem do latim e é formada a partir da junção de annus, que significa “ano” e versus ou vertere, que é traduzido por “voltar”, “regressar”. Assim sendo, anniversarius significa “aquilo que volta todos os anos.”


A festa de aniversário é, portanto, um marco físico de que existe algo diferente acontecendo. Do ponto de vista cognitivo, a criança compreende a passagem dos anos e, do ponto de vista emocional, ela entende que está crescendo.


O sentimento é de fazer parte de uma grande família

A festa de aniversário tem todo um ritual que sempre se repete: fazemos um bolo, colocamos velinhas, fazemos um pedido e cantamos parabéns. Isso é tão automático que não imaginamos a simbologia que envolve esse ato. Ali acontece um momento mágico de confraternização, de reforço de laços, em que a família e os amigos comemoram a vida daquela criança, que, por sua vez, sente que é o motivo de todos estarem reunidos.



Como pano de fundo o tema Carnaval fez a festa ainda mais colorida e cheia de alegria.

A comemoração é um momento muito especial para o aniversariante, pois mostra o quanto ele é querido e importante para as pessoas. E essa é a oportunidade social das outras pessoas demonstrarem isso.

E é assim que acontece todos os meses no CCA - as festas também acompanham algumas atividades e sazonalidades referentes ao mês.






Em fevereiro, os aniversariantes tiveram como pano de fundo o carnaval. Foi uma festa de cores e muita alegria, teve desfile de fantasia, competição de dança e, claro, parabéns com direito a hot-dog e bolo!


Para que tudo isso aconteça há uma equipe dedicada que organiza cada detalhe dessa atividade tão importante. Em meio a toda a festa, a quadra do CCA tomada de crianças e pré-adolescentes na maior euforia, os educadores e educadoras conduzem tudo com maestria organizando tudo passo a passo.


Destaque para a equipe dedicada da cozinha, que deixa tudo prontinho para a chegada dos pequenos, com horário para que cada turma possa fazer a sua refeição e, logo em seguida, reorganizar o espaço para outra turma e assim até todos serem atendidos.

É bonito de ver os rostos felizes, a energia vibrante da celebração, é uma grande família na qual o sentimento de pertencimento fica nítido, algo que certamente traz referências sólidas de valores humanos que vão nortear essas pessoas.


Falamos com 3 aniversariantes, todos completando 13 anos. Claudio conta que essa festa traz um sentimento de muita felicidade de estar com amigos. Rodrigo e Kaio contaram que é uma emoção muito grande, como se fossem todos uma família comemorando o aniversário.


Quem acompanha essa festa dos aniversariante fica contagiado com essa atividade, uma das várias que abrangem o leque do trabalho social da SAFRATER, trabalhando na formação do SER INTEGRAL, termo que norteia nossas atividades.



Kaio, Rodrigo e Claudio (os maiores da esquerda para direita), aniversariantes do mês de fevereiro

Fica aqui nossos parabéns a todos os envolvidos na concretização dessa atividade e tantas outras, peças de uma engrenagem viva que segue fazendo o bem e estimulando o desenvolvimento do ser humano.

4 visualizações0 comentário
bottom of page